Cadê a termoquímica que estava aqui? Análise do conteúdo de Termoquímica em uma coleção de livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14045Abstract
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento oficial de orientação para o currículo da educação básica brasileira e, como documento normativo, seus fundamentos pedagógicos também influenciam nos materiais didáticos. Compreendendo os livros didáticos como importantes instrumentos de acesso aos saberes sistematizados, o objetivo da pesquisa foi analisar o conteúdo de termoquímica nas coleções Ser protagonista da disciplina de Química ou da área de Ciências da Natureza, para o ensino médio, do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) dos anos de 2018 e de 2021. Foram identificados os conteúdos de termoquímica em cada volume das coleções a partir da busca por palavras-chave, depois os mesmos foram analisados levando em consideração: a definição adequada dos conceitos, utilização de exemplos, a importância dos cálculos termoquímicos e a Lei de Hess como um caso particular da primeira lei da termodinâmica. A análise foi realizada de forma comparativa, buscando relacionar as mudanças nos livros didáticos com as orientações curriculares da BNCC. A análise mostrou que, enquanto a coleção Ser Protagonista do PNLD de 2018 apresenta conceito inadequado de entalpia e aborda a Lei de Hess como uma discussão puramente matemática, a coleção do PNLD de 2021, apesar de um capítulo destinado à termodinâmica, com definição de conceitos importantes como calor e energia interna, ausentes na coleção anterior, há predominância da abordagem física nesse conteúdo e ausência do estudo dos efeitos térmicos associados às reações químicas. Diante dos resultados encontrados, consideramos que, na nova coleção, orientada pela BNCC, houve supressões no conteúdo de termoquímica na coleção Ser Protagonista do PNLD 2021, prejudicial ao estudante na sua formação humana.
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