Ensino do conceito de orbital atômico: algumas reflexões
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14028Abstract
Dentre os conceitos ensinados na química, o conceito de orbital atômico é um dos mais importantes, pois ajuda a compreender as teorias quânticas da ligação química. Porém, este conceito surge nos livros de Química do nível superior de formas diferentes, como função de onda ou como região do espaço, causando confusão e dúvidas nos estudantes. Uma explicação para essas definições tão diferentes para o Orbital talvez esteja no fato de alguns cientistas o considerarem real e isso tem suscitado muitas discussões. Um número crescente de educadores tem se posicionado contrários a utilização do conceito de orbital em cursos básicos de química por considerarem este conceito altamente abstrato e fora do alcance de muitos estudantes. Existem também os que defendem o ensino do conceito de orbital, pois é científica e pedagogicamente incorreto ensinar teorias superadas. Esse trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão a respeito do ensino do conceito de orbital atômico com base na literatura. Um dos problemas apontados para o ensino do conceito de orbital atômico está relacionado com o fato de nem sempre a disciplina de química ser lecionada por professores formados em química e a variedade de livros didáticos apresenta esse conceito de forma muito insuficiente.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.