Estudos de caso para a abordagem das relações étnico-raciais no ensino de química
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14018Abstract
Os estudos de caso são amplamente reconhecidos e utilizados como estratégia didática no ensino de química. Desse modo, a inclusão de novos tópicos de discussão, como as relações étnico-raciais, pode ampliar as possibilidades de utilização. O presente trabalho tem como objetivo descrever o processo de produção de dois estudos de caso históricos que abordam conceitos químicos e as relações étnico-raciais. Nos pautamos no trabalho de Stinner e colaboradores para a produção de narrativas para o ensino médio, que contam com personagens negros em papel de destaque. No primeiro caso, é discutido o trabalho do pesquisador Onyema Ogbuagu, imprescindível no desenvolvimento de vacinas para o novo coronavírus. No segundo caso, a pesquisa da doutora Maynard Daly, sobre os fatores de risco das doenças cardiovasculares é colocada em pauta. O intuito da elaboração dos casos é oferecer aos/às professores/as materiais com subsídios teórico-metodológicos para discutir conteúdos de química e as questões étnico-raciais, a fim de atender a Lei 10.639/2003. Salientamos que a aplicação dos casos contribui para o desenvolvimento de habilidades imprescindíveis na formação de estudantes de química, a partir do compromisso político e social em utilizar a ciência para compreender a natureza e a sociedade na qual eles/as estão inseridos/as.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.