Trilhando com a termoquímica: explorando o potencial da experimentação e do lúdico nas aulas de estágio supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14036Resumen
O presente estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de uma sequência didática que incorpora experimentação e jogo em sala de aula para dinamizar o ensino de Termoquímica. A experimentação não apenas contextualiza, mas também incentiva a investigação e a resolução de problemas. O componente lúdico, por sua vez, proporciona aos alunos uma abordagem divertida para assimilar e revisar conceitos de Termoquímica, estimulando sua participação ativa no processo de aprendizagem. Assim, no contexto do Estágio Supervisionado em Química II, conduziu-se uma pesquisa qualitativa por meio de observações registradas em diários de estágio. A Análise Textual Discursiva desses diários resultou em categorias de análise, destacando as contribuições do lúdico e da experimentação para o ensino de Termoquímica. O jogo não apenas auxiliou na fixação de conteúdo, mas também familiarizou os estudantes com termos desconhecidos, facilitando correlações em aulas subsequentes. Quanto à experimentação, a participação ativa dos alunos promoveu uma interação positiva, permitindo a compreensão das reações dos experimentos. Conclui-se que a combinação de experimentação e elementos lúdicos contribui significativamente para a compreensão do conteúdo, participação ativa dos alunos e correlação de conceitos, tornando o processo de aprendizagem mais significativo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.