Luminescência como elemento de intercontextualidade no ensino de química: uma experiência no PIBID
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14013Resumen
Este estudo busca verificar se a utilização de contextos inter-relacionados seria uma metodologia capaz de promover a aprendizagem significativa por meio das práticas pedagógicas que foram realizadas por intermédio dos pibidianos no clube de ciências do colégio da Polícia Militar Cpm Professor Poeta Luis Neves Cotrim, na cidade de Jequié, Bahia. A temática ‘luminescência’ foi selecionada para estudo, dada a diversidade de possibilidades para intercontextualização oferecidas por tal temática. A intercontextualidade é uma condição onde diversos contextos se interligam e interpretam em uma determinada prática social. Sob essa ótica, o uso de tal abordagem didática não visa apenas a contextualização do ensino de química, mas também enfatizar que existem situações que se interligam e se influenciam de forma mútua. Desse modo, consideramos ser esta uma maneira de mostrar aos alunos como é importante o conhecimento científico para compreensão da vida cotidiana nos mais diferentes aspectos. Partindo desse pressuposto, o artigo foi estruturado da seguinte forma: uma revisão da literatura sobre intercontextualidade, construção de conhecimento, luminescência e o estudo de química. Em seguida, está descrita a metodologia utilizada na condução da oficina apresentada em planos de aula e na coleta de dados por meio de um questionário qualitativo aplicado aos alunos. Os resultados da análise dos dados são apresentados na seção subsequente, seguidos por uma discussão das interações desses resultados. Por fim, é possível concluir que a abordagem utilizada foi capaz de apresentar relações entre contextos, criando oportunidades de aprendizagem para o aluno, sendo possível relacionar o conhecimento científico com o saber cotidiano.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.