Química forense: uma proposta para construção de oficinas didáticas para o ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14012Resumen
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo aplicada aos alunos do 2̊ e 3̊ ano do ensino médio, do Colégio da Polícia Militar (CPM) Professor Poeta Luís Neves Cotrim na cidade de Jequié-BA, pelos bolsistas da CAPES, inclusos no programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Este artigo foi desenvolvido após à aplicação de atividades elaboradas pelos bolsistas do PIBID sobre a química forense e algumas técnicas que são desenvolvidas pelos peritos em seu local de trabalho. A realização dessas oficinas possibilitou a aplicação de um questionário de sondagem feito com 9 (nove) perguntas entre abertas e fechadas, o qual teve como principal objetivo analisar de que forma os assuntos relacionados à química forense contribuíram para o aprendizado dos alunos durante o ensino médio. Assim, após a realização das oficinas que foram divididas em 3 (três) momentos, este questionário foi aplicado para certificar quais conhecimentos os alunos conseguiram adquirir ao decorrer das atividades, onde conclui-se que a química forense é uma excelente proposta de oficinas didáticas. A partir da análise do questionário que foi aplicado aos alunos, pode-se verificar os pontos positivos da temática abordada. A química forense tornou-se uma ferramenta auxiliadora para contextualizar os conteúdos que são frequentemente vistos em sala de aula. Além disso, o incentivo que a mesma proporciona favorece na compressão de situações recorrentes e que podem ser discutidas durante os conteúdos da disciplina.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.