O estágio curricular supervisionado como espaço formativo para os saberes necessários à prática educativa
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13597Resumo
Por ser especificamente humana, a eticidade pertence à formação e à prática docente, exigindo os seguintes saberes: apreensão da realidade, reflexão crítica sobre a prática, autonomia, pesquisa e competência profissional. O estudo explicita como esses cinco saberes docentes, elucidados por Paulo Freire (2022), são contemplados pelo estágio curricular supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Naturais: habilitação em Física de uma Instituição pública do interior paulista. Utilizou-se a análise textual discursiva (Moraes, 2003), aplicada ao diário de campo de um estagiário, como procedimento metodológico. Os dados foram organizados em três unidades de análise e classificados em cinco categorias correspondentes aos cinco saberes tratados no estudo. Verificou-se que o estágio é um espaço formativo para os saberes intrínsecos ao ato educativo por envolver o futuro professor em conhecimentos profissionais, apropriação das realidades de atuação, avaliações constantes do ensinar-aprender e práticas ausentes de reprodução mecânica. Concluiu-se que, sendo um espaço formativo para os saberes freireanos, o estágio possibilitou a formação inicial de um educador capaz de exercer sua profissão, de modo singular, com a eticidade que o caráter humano da prática educativa demanda, responsabilizando-se pela humanização de seus educandos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.