Narrativas pedagógicas sobre a formação docente nos contextos de estágio supervisionado: caminhos e possibilidades de exploração
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13579Resumo
A formação crítica de professores requer práticas que promovam a autorreflexão sobre o que é ser professor, e mais, sobre o que é ser professor no século XXI. Para muitos estudantes de licenciatura, o Estágio Obrigatório representa o único momento formativo em que o contato com o ambiente escolar é estabelecido; representando uma importante e decisiva etapa de sua formação. Frente a essa premissa, propomo-nos a discutir as possibilidades de exploração em pesquisas de narrativas pedagógicas produzidas por professores em formação na disciplina de Estágio Supervisionado. Observando, principalmente, perspectivas subjetivas sobre a docência e a própria formação recebida, bem como possíveis mudanças nessas perspectivas com o avanço das experiências no estágio, objetivamos evidenciar as narrativas pedagógicas como importante objeto de investigação na área de formação de professores e destacar seu papel na construção de um pensamento científico em Educação que privilegie as experiências e reflexões de pessoas reais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.