Tematizando o futsal nas aulas de educação física no ensino médio integrado
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14887Resumo
O objetivo desta pesquisa é descrever e avaliar uma intervenção pedagógica de uma unidade didática de futsal, a partir de sua tematização e adaptação de jogos e brincadeiras, nas aulas de educação física no ensino médio integrado do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). A pesquisa é do tipo intervenção pedagógica, que tem como finalidade contribuir para a solução de problemas práticos (Damiani et al., 2013). Os participantes foram uma turma do 2o ano B do ensino médio integrado de Secretariado. A Unidade Didática desenvolvida para o ensino do futsal nas aulas de Educação Física utilizou os jogos e brincadeiras como ferramentas pedagógicas, fugindo das metodologias tradicionais e esportivistas. Além disso, foram abordados conteúdos conceituais e críticos relacionados ao futebol e futsal, tais como: os desafios enfrentados pelo futsal feminino; as distinções entre futsal e futebol; estratégias de inclusão social no âmbito do futsal; a problemática da corrupção no contexto esportivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.