Gênero e currículo: revendo concepções, saberes e práticas na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v2i2.12705

Palavras-chave:

Gênero, Currículo, Saberes e práticas, Formação continuada do professor

Resumo

A pesquisa discute concepções de gênero no currículo, destacando a importância da formação do professor, revendo concepções, saberes, práticas docentes e seus posicionamentos sobre gênero e sexualidades, masculinidades e feminilidades, na escola. Gênero, termo polissêmico, um conceito/categoria de análise, aqui entendido como algo que ao invés de separar, une, interconecta e constrói relações sociais, um elemento constitutivo de relações sociais fundadas sobre as diferenças percebidas entre os sexos, uma construção social e histórica dos sexos (LOURO, 1998; SCOTT, 1995) e currículo é um instrumento de articulação de práticas educativas, lugar/espaço/território/relação de poder, um documento de identidade (SILVA, 2010). Ao que tudo indica, as escolas ainda mantem práticas curriculares que legitimam concepções e saberes que não permitem avançar na compreensão de gênero, masculinidades e feminilidades, dominação/poder, demonstra pouca confiança na formação do professor, ignorando a importância da formação e desempenho desse sujeito no desenvolvimento de concepções curriculares interdisciplinares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima de Andrade Ferreira, Southwest Bahia State University

Possui Pós-Doutorado em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Doutorado em Educação e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Graduação em Pedagogia pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro (1987), graduação em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1995). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, do curso de Pedagogia. Atualmente é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino - RENOEN, do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino, PPGEN, Campus de Vitória da Conquista e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade - PPGREC, Campus de Jequié, UESB. Coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão Gestão em Educação e Estudos Transdisciplinares (NUGEET) e a Rede de Pesquisa Representações, Discursos e Violência na Escola - olhar, pensar e agir sobre a formação de valores, atitudes e permanência do aluno na sala de aula (UESB/FAPESB/CNPq). E-mail: mfatimauesb@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4094-6741

Nakson Willian Silva Oliveira, Southwest Bahia State University

Mestrado em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. E-mail: naksonoliveira@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9210-4813

Tânia Lúcia dos Santos Souza, Southwest Bahia State University

Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; graduada em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atualmente exerce a função de Gestora Escolar do Círculo Escolar Integrado de Iguá - CEI Iguá, em Vitória da Conquista-BA. E-mail: tanialucia34@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4099-8293

Referências

ABRAMOVAY, Miriam (Coord.). Revelando tramas, descobrindo segredos: violência e convivência nas escolas. ABRAMOVAY, M.; CUNHA, A. L.; CALAF, P. P. Brasília: RITLA, SEEDF, 2010.

ANDRADE, Carlos. Corpo: novos poemas. Rio de Janeiro: Record, 1986.

APPLE, Michael. Ideologia e currículo. Trad. Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artes Médicas, 1982.

ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Trad. André Duarte. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

ARENDT Hannah. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.

ARROYO, Miguel. Experiências de inovação educativa: o currículo na prática da escola. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999. p. 133-141.

BOKOVA, Irina. Foreword. In Global Education Monitoring Report 2016. Gender Review. Creating Sustainable Futures for all. Organização das Nações Unidas para a Educação. p. 5. Direção Aaron Benavot. Paris: UNESCO, 2016. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002457/245752e.pdf Acesso em: 24.04.2017.

BOURDIEU, Pierre. O campo econômico. Trad. Suzana Cardoso e Cécile Raud-Mattedi. In Política e Sociedade. Revista de Sociologia Política. v. 4, n.6, abr. 2005. p. 15-54. Santa Catarina: UFSC. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/1930/1697 Acesso em: 12.05.2015

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Trad. Mariza Corrêa. Campinas: Papirus, 2003.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Trad. Maria H. Kühner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a Televisão. Trad. Maria L. Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Trad. José C. G. dos Anjos. São Paulo: Cia das Letras, 1996.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Trad. Sergio Miceli, Sílvia de A. Prado, Sônia Miceli e Wilson C. Vieira. São Paulo: Perspectiva, 1992.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Trad. Jeni Vaitsman. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 1, de 30 de maio de 2012. Diretrizes Curriculares em Direitos Humanos. Brasília, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17810&Itemid=866. Acesso em: 30.11.2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). v.10. Pluralidade cultural e orientação sexual. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BUJES, Maria I. E. Constituindo diferença: uma discussão sobre a pedagogia e o currículo na educação infantil. In SILVA, Heron da (Org.). Século XXI: Qual conhecimento? Qual Currículo? Petrópolis: Vozes, 2000.

CANDAU Vera Maria. Direitos Humanos, violência e cotidiano escolar. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 137-166.

DOLL Júnior, William. E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Trad. Maria A. V. Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

FAZENDA, Ivani (Org.). A virtude da força nas práticas interdisciplinares. Campinas: Papirus, 1999.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

FOUCAULT, Michel. Estratégia, poder-saber. Trad. Vera L. A. Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: a vontade de saber. Trad. Maria T. da C. Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 2001.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

GARCIA, Pedro B. Paradigmas em crise e a educação. In BRANDÃO, Zaia (Org.). A crise dos Paradigmas e a educação. São Paulo: Cortez, 1995. p.58-66

GIROUX, Henry. Escola crítica e política cultural. Trad. Dagmar M. L. Zibas. São Paulo: Cortez, 1987.

GIROUX, Henry. Teoria crítica e resistência em educação: para além das teorias da reprodução. Trad. Ângela M. B. Biaggio. Petrópolis: Vozes, 1986.

HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Trad. Tomaz Tadeu. da Silva. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 103-133

HÉRITIER, Françoise. Masculino/Feminino: O pensamento da diferença. Trad. Cristina F. Coelho. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

JOHNSON, Richard. O que é afinal, Estudos Culturais? In: O que é afinal, Estudos Culturais? Trad. Tomaz T. da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p.7-133.

LAFER, Celso. A reconstrução dos Direitos Humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

LÉVI-STRAUSS, Claude. As estruturas elementares do parentesco. Trad. Mariano Ferreira. Petrópolis: Vozes, 1982.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. (Org). O corpo educado. Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autentica, 2001. p. 7-34

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LOURO, Guacira Lopes. Corpo, escola e identidade. In: Revista Educação & Realidade. v. 25, n.2, 2000. Porto Alegre: UFRGS, 2000. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/viewFile/46833/29119 Acesso em: 15.05.2014. p. 59-76

LOURO, Guacira Lopes. Segredos e mentiras do currículo. Sexualidade e gênero nas práticas escolares. In: SILVA, H. da S. (Org.). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 33-47

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

LOURO, Guacira Lopes. “Produzindo sujeitos masculinos e cristãos”. In: VEIGA-NETO, Alfredo (Org.). Crítica pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995. p. 83-107.

LOURO, Guacira Lopes. Multiculturalismo, currículo e formação de professores. In: MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa. (Org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999. p. 81-96

LOURO, Guacira Lopes. Currículos e Programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. Trad. Bebel O Schaefe. São Paulo: Cortez, 2000.

MAFESOLI, Michel. Lógica da dominação. Trad. Mamede de S. Freitas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MOREIRA, Antonio F. B. Currículo, diferença cultural e diálogo. In: Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, agosto/2002. p.15-38

MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2001.

NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

ORTIZ, Renato (Org.) A Sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho D’água, 1983.

PEDRA, José. Currículo, conhecimento e suas representações. Campinas: Papirus, 1997.

SANTOMÉ, Jurjo. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1998.

SANTOMÉ, Jurjo. El curriculum oculto. 6.ed. Madrid: Ediciones Morata, S.L., 1995. Colección Pedagogia (Manuales).

SCOTT, Joan. Gênero: Uma categoria útil de análise histórica. Trad. Guacira L. Louro. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 20, n.2, jul/dez. 1995. p. 71-99

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p.73-102

SILVA, Tomaz T. da. (Org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1997.

SILVA, Tomaz Tadeu da. O que produz e o que reproduz em educação: ensaios de Sociologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

SZWAK, José E. Resenha: Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. In Educar em Revista. n.30. Curitiba: UFPR, 2007. p. 267- 271 Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602007000200017 Acesso em: 20.01.2016.

TARDIF. Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Trad. Francisco Pereira. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF. Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. In: Revista Brasileira de Educação. jan./fev./mar./abr. 2000, n.13 p. 5-24. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf Acesso em: 20.abr.2001

TOURAINE, Alain. O mundo das mulheres. Trad. Francisco Morás. Petrópolis: Vozes, 2010.

UNESCO. Global Education Monitoring Report 2016. Gender Review. Creating Sustainable Futures for all. Paris, França: UNESCO, 2016.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Trad. Tomaz T. da Silva. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 7-72

YOUNG, Michael. A propósito de uma sociologia crítica da educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v.67, n.157, Brasília: INEP/MEC, 1986. p. 532-537

YOUNG, Michael. Uma abordagem do estudo dos programas enquanto fenômenos do conhecimento socialmente organizado. In GRÁCIO, S & STORR, S. (Orgs.) Sociologia da Educação II. Antologia. Lisboa: Livros Horizonte, 1982. p. 151-187.

Downloads

Publicado

2023-06-01

Edição

Seção

Artigos