Conhecendo histórias, analisando cenários: a experiência do CAT para formação de educadores do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i2.14209

Palavras-chave:

CAT, Educação do Campo, Formação de Professores

Resumo

O Projeto CAT – Conhecer, Analisar e Transformar – é uma metodologia específica de formação de educadores e coordenadores das escolas do campo para estudo da realidade e construção de políticas públicas de educação do campo. O primordial objetivo desse trabalho é realizar uma reflexão acerca da formação de professores do campo nos territórios de identidade do estado da Bahia, tendo como referência o Projeto CAT, que se constitui num processo de formação continuada de professores da rede pública municipal, que atuam em escolas do campo do Semiárido baiano, com o objetivo de projetar uma metodologia voltada para a realidade do campo e melhorar a qualidade de suas ações no contexto da educação do campo. Para essa compreensão apontou-se como problema de pesquisa como se construiu, historicamente, as identidades dos professores do campo? De que maneira os cursos de formação de professores podem contribuir para o processo de desenvolvimento crítico-emancipatório dos sujeitos do campo? Assim, este trabalho se justifica pela necessidade de compreender a formação do professor como o caminho para a materialização da Educação do Campo onde emerja uma escola divergente da que existe na realidade da área rural. Sua relevância se posta em possibilitar que a prática do projeto seja referência como abordagem metodológica de experiência vivenciada por aqueles que atuam no campo.

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Biografia do Autor

Débora Araújo da Silva Ferraz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Mestrado em Educação e Diversidade – MPED pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia. Professora de Linguagens do Ifbaiano. Tutora da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS e Coordenadora do CAEE de Retirolândia-BA. Membro do grupo de pesquisa FEL (Formação, Experiência e Linguagens) - UNEB e do Grupo Educação do Campo, Trabalho, Contra hegemonia e Emancipação Humana (GEPEC/Fel) - UNEB. E-mail: dasferraz28@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8930-2109

João Francisco da Silva Netto, Rede estadual de ensino do Estado da Bahia

Mestre em Planejamento Territorial – PLANTERR pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia. Professor da rede estadual de ensino do Estado da Bahia. E-mail: nettodretiro@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0009-0003-8235-2180

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Publicado

2023-12-27

Edição

Seção

Artigos