Semelhança, Sísifo e experiência fílmica em espaços educativos
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i2.15661Resumo
Este ensaio tem por objetivo refletir a afinidade entre semelhança e imaginação, baseando-se na obra foucaultiana e tecendo relações com a experiência cinematográfica em situações de ensino. O conceito de semelhança em Foucault explora como, até o século XVI, a relação entre signos e conhecimento era central no pensamento ocidental. A semelhança permitia compreender e representar o mundo, articulando elementos por proximidade (convenientia), reflexo (aemulatio), analogia e simpatia. Esses conceitos encontram eco no mito de Sísifo, que exemplifica a circularidade e repetição como formas de reflexão e experiência. No espaço educativo, especialmente com o uso do Cinema, essas ideias podem estimular a imaginação, a subjetividade e o aprendizado. Assim como Sísifo transforma sua realidade ao descer a montanha, a experiência fílmica oferece momentos de transcendência e renovação pessoal.
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