Infância, saúde e corpo em uma abordagem antropológica na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i1.14229

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os elementos fundamentais da Infância, Saúde e Corpo em uma abordagem antroplógica ao considerar a criança pequena ativa, produtora de significados e práticas culturais e não apenas como uma receptora passiva de cultura. A metodologia desenvolvida foi de abordagem qualitativa e participativa, com formação de roda de conversas e associação livre de palavras. com as profissionais de educação e com as crianças pequenas em uma creche do município de Duque de Caxias. A análise de dados foi pautada na metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, em conversa com a Teoria das Representações Sociais. Foi evidenciado que a perspectiva antropológica favoreceu a compreensão de que as crianças pequenas sempre têm algo a dizer a respeito de conceitos e poder-se-á conhecê-las em sua profundidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

SANTOS, Beatriz Brandão dos; COSTA, Lenine Bandeira da. Infância, saúde e corpo em uma abordagem antropológica na educação infantil. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1–22, 2024. DOI: 10.22481/sertanias.v5i1.14229. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/sertanias/article/view/15766. Acesso em: 4 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos