KANT, ADORNO E FOUCAULT: OBSERVAÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA
Palabras clave:
educação crítica, esclarecimento, poder, subjetivaçãoResumen
O presente trabalho, que tem em sua estrutura pensadores ligados ao pensamento crítico, visa aproximá-los dentro de uma referência única: a necessidade de uma educação ancorada na constituição do sujeito. Sendo assim, a educação tem a tarefa de esclarecer o homem, fazendo-o perceber em que momento ela própria é um instrumento para racionalizar o poder. Kant, Adorno e Foucault, parece-me, evidenciam algumas observações úteis para a discussão do processo educativo hoje.
Descargas
Citas
ADORNO, T. *Educação e emancipação*. In: ______. *Educação e emancipação*. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p. 169-185.
______. *Educação – para quê?* In: ______. *Educação e emancipação*. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p. 139-154.
FOUCAULT, M. *A ordem do discurso*. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1996. 79 p.
______. *Le retour de la morale*. In: ______. *Dits et Écrits*. Paris: Gallimard, 1994. p. 696-707. v. 4.
______. *Le sujet et le pouvoir*. In: ______. *Dits et Écrits*. Paris: Gallimard, 1994. p. 222-243. v. 4.
KANT, E. *Resposta à Questão: que é "Esclarecimento"?* In: ______. *Textos Seletos*. Rio de Janeiro: Vozes, 1985. p. 100-117.
