(Re)pensando o ensino de variação linguística no contexto do vestibular: uma proposta sociofuncionalista ((Re)thinking the teaching of linguistic variation in the context of university entrance exams: a sociofunctionalist proposal)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v23i1.18343

Palavras-chave:

Variação; Sociofuncionalismo; Ensino.

Resumo

Este artigo tem como objetivo estabelecer, à luz do Sociofuncionalismo, propostas de como trabalhar a variação linguística no contexto do vestibular. Para isso, metodologicamente, adotamos um olhar qualitativo e quantitativo bibliográfico e empírico, já que retomamos trabalhos anteriores e atualizamos seus resultados a fim de haver o mapeamento da frequência de questões nas provas de 2009 a 2025 e o rastreamento dos seus temas. Após essa etapa, apresentamos formas de (re)pensar o ensino de variação voltado para o contexto do Enem, com propostas de discussão e textos que podem ser usados em questões autorais. Nossos resultados indicam que em todos os anos a variação é abordada e que isso ocorre por meio de seis temas: marcação de identidade cultural, preconceito linguístico, adequação, tipos de variação, aspectos gramaticais e norma-padrão. Também indicam que é possível adotar um olhar sociofuncionalista e que esse é um caminho coerente para elaboração de novas propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dennis Castanheira, Universidade Federal Fluminense (UFF/Brasil)

Graduado em Licenciatura em Letras (Português e Literaturas), com dignidade acadêmica Magna Cum Laude, Mestre em Linguística e Doutor em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professor Adjunto de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense (UFF). No âmbito da Pós-Graduação, é docente credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF, no qual é membro do GT de Ações Afirmativas, ao PROFLETRAS da UFRJ e à Pós-Graduação Lato Sensu da UFF. Lidera o projeto de pesquisa Uso e ensino de pronomes: questões sociofuncionais e textuais. É líder do Grupo de Pesquisa Língua em Uso e Ensino (LUE). Também é pesquisador do Grupo de Estudos Discurso e Gramática, do Grupo Estudos de texto e ensino de língua portuguesa e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Linguística de Texto, todos cadastrados no diretório do CNPq. É líder dos projetos de extensão Mulheres na Linguística: por um protagonismo feminino e LabMemes - Laboratório de Memes. É integrante do GT de Descrição do português e do GT de Linguística de Texto e Análise da Conversação da ANPOLL. Lidera a iniciativa didático-científica Educação ao rés do chão, em parceria com a Profa. Aline Menezes, do Colégio Pedro II. Exerce regularmente o papel de editor convidado de revistas acadêmicas, de organizador de coletâneas investigativas e de organizador de eventos nacionais e internacionais. É parecerista de periódicos especializados do Brasil e do exterior. Publica suas investigações em revistas científicas e em livros técnicos. Atuou no ensino básico nos níveis fundamental e médio.

Thais Estolano, Universidade Federal Fluminense (UFF/Brasil)

Mestranda em Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde é bolsista Faperj Nota 10, Representante Discente e membro do GT de Ações Afirmativas. Graduada e licenciada nos cursos de Letras - Latim pela UFF e Letras - Literaturas pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Especialista em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-graduação Lato Sensu da UFF. É membro do Grupo de Pesquisa Língua em Uso e Ensino (LUE) e do Grupo de Pesquisa Discurso e Gramática (DG) da UFF. Tem experiência com Ensino Fundamental, Pré-vestibular e atualmente é professora de Produção Textual no Colégio Mopi para o Ensino Médio.

Referências

BRASIL. Matriz de Referência ENEM. Brasília: Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2009. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf.

CASTANHEIRA, D. Sociofuncionalismo e ensino de pronomes pessoais com função de sujeito. In: SOARES, E. P. M. et al. (Org.). Descrição, Análise e Ensino de línguas. Rio Branco: Nepan Editora, p. 84-90, 2023.

CASTANHEIRA, D. Sociofuncionalismo: caminhos na interface variação-discurso. Pernambuco: Revista Falange Miúda, ano 3, p. 87-95, 2018.

CASTANHEIRA, D.; ATTIANEZI, C. A abordagem sobre pronomes pessoais com função de sujeito nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). In: SIMÕES NETO, N.; SANTOS, D. B.; KNOTH, J. V.. (Org.). Pesquisas contemporâneas sobre a língua portuguesa: perspectivas funcionalistas, cognitivistas e construcionais. Salvador: EDUFBA, 2025, p. 291-313.

CASTANHEIRA, D.; CEZARIO, M. M. Ensino, “só que” em perspectiva sociofuncionalista. In: MACHADO VIEIRA, M. S.; MEIRELES, V.. (Org.). Diversidade e estabilidade em línguas românicas/ Diversité et stabilité dans les langues romanes. São Paulo: Pimenta Cultural, 2024, p. 255-278.

CASTANHEIRA, D.; VIANNA, J. B. S. Pronomes pessoais com papel de sujeito no ensino. In: CASTANHEIRA, D.; CEZARIO, M. M.. (Org.). Funcionalismo linguístico e ensino. São Carlos: Pedro e João Editores, 2025, p. 93-110.

ESTOLANO, T.; CASTANHEIRA, D. A variação linguística nas provas do Enem (2009-2022): aspectos quantitativos e temáticos. Miguilim – Revista Eletrônica do NETLLI, v. 13, n. 7, p. 332-337, 2024a.

ESTOLANO, T.; CASTANHEIRA, D. Variação linguística nas provas do Enem: análise qualitativa ao longo do tempo. Rio de Janeiro: Palimpsesto, v. 23, n. 44, p. 242-265, 2024b.

GIVÓN, T. Functional syntax: an interview with T. Givón. ReVEL, v. 20, n. 39, 2022.

GÖRSKI, E. M.; MARTINS, M. A. Questões teórico-metodológicas da Sociolinguística em interface com o Gerativismo e Funcionalismo linguísticos e o ensino de Língua Portuguesa. Revista da ANPOLL (Online), v. 52, p. 173-197, 2021.

GÖRSKI, E. M.; PAZA, C. R. M. Variação socioestilística: um olhar multidimensional. In: PONTES; V. de O. et al. (Orgs.) Sociolinguística: interfaces e aplicações. São Paulo: Pimenta Cultural, p. 54-77, 2024.

HOPPER, P. J. On some principles of grammaticization. In: TRAUGOTT, Elizabeth C.; HEINE, Bernd (Eds.). Approaches to grammaticalization. Amsterdam: John Benjamins, 1991. p. 17-35.

LABOV, W. Entrevista com William Labov: sociolinguistics by its creator. São Paulo: Revista Letra Magna, v. 2, n. 2, 2005.

LIMA, R. J. Variação Linguística e os livros didáticos de português. In. MARTINS, M. A.; VIEIRA, S. R.; TAVARES, M. A. (orgs.). Ensino de Português e Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014, p. 115-131.

LIMA-HERNANDES, M. C. et al. (Org.). Cognição, Complexidade e Contexto como outras Mentes: um tributo a Talmy Givón. São Paulo: Estige Editorial, 2024.

MAY, G. H. Discutindo o papel do funcional no Sociofuncionalismo. Florianópolis: Work. pap. linguíst., p. 69-79, 2009.

PATRIOTA, L. M.; PEREIRA, P. R. F. O lugar da variação linguística na Base Nacional Comum Curricular. Revista Letras Raras, v. 7, p. 289-307, 2018.

SOUSA, V. V.; KANTHACK, G. S.; SILVA, C. R. Cartografia do Sociofuncionalismo no Nordeste. In: FREITAG, R. M. F.; AZEVEDO, I. C. M. (Org.). Cartografia de pesquisas linguísticas no Nordeste: áreas emergentes, aplicações para o ensino e interfaces. Campinas: Pontes, 2023, v. 3, p. 129-156.

TAVARES, M. A. Sociofuncionalismo: um duplo olhar sobre a variação e a mudança linguística. Itabaiana: Interdisciplinar, Edição Especial ABRALIN/SE, Ano VIII, v. 17, p. 27-47, 2013.

TAVARES, M. A.; GÖRSKI, E. M. Variação e sociofuncionalismo. In: MARTINS, M. A.; ABRAÇADO, J. (Orgs.). Mapeamento sociolinguístico do português brasileiro. São Paulo: Contexto, p. 249-270, 2015.

Downloads

Publicado

2025-12-31

Como Citar

CASTANHEIRA, Dennis; ESTOLANO, Thais. (Re)pensando o ensino de variação linguística no contexto do vestibular: uma proposta sociofuncionalista ((Re)thinking the teaching of linguistic variation in the context of university entrance exams: a sociofunctionalist proposal). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 23, n. 1, p. e18343, 2025. DOI: 10.22481/el.v23i1.18343. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/estudosdalinguagem/article/view/18343. Acesso em: 30 maio. 2026.