Determinação cromatográfica de multiresíduos de agrotóxicos (atrazina, diuron, clorpirifós, picoxistrobina e tebuconazol) em águas residuais de indústria agroquímica
DOI:
https://doi.org/10.22481/exon.v13i2.20573Palavras-chave:
Pesticidas, Cromatografia de gases, CG-EM, ValidaçãoResumo
Na produção de agrotóxicos, é preocupante a contaminação cruzada entre os agroquímicos, cuja contaminação pode causar a ineficácia em campo, comprometendo a qualidade do produto. O controle de qualidade e reaproveitamento dos resíduos gerados por indústrias agroquímicas devem fazer uso de técnicas analíticas que garantam a qualidade da água utilizada, descartando a possibilidade de contaminações cruzadas no processo produtivo. Os procedimentos analíticos adotados para esse controle devem ser rápidos e confiáveis, permitindo a determinação de vários compostos com propriedades químicas variadas. Nesta perspectiva, este estudo visou o desenvolvimento e validação de método para a determinação cromatográfica com detecção por espectrometria de massas de atrazina, diuron, clorpirifós, picoxistrobina e tebuconazol em amostras de águas residuais. O método foi validado através da seletividade, linearidade, limites de detecção e quantificação, exatidão e precisão. O método foi seletivo e específico para os analitos com limite de detecção entre 0,01 e 0,07 μg mL-1e de quantificação na faixa de 0,07 e 0,27 μg mL-1. A recuperação dos analitos esteve na faixa de 75 e 103 % demonstrando exatidão. A aplicação em amostras de águas residuais demostrou vantagem analítica em termos de redução de solventes e em equipamentos para a determinação dos cinco compostos de interesse.
Downloads
Referências
ORGANIZAÇÃO DA NAÇÕES UNIDAS (ONU). População mundial. Disponível em: http://www.onu.org.br>. Acessado em 01/05/2021
L. C. A. Barbosa, “Os pesticidas, o homem e o meio ambiente”. Minas Gerais: UFV, 215 p. 2004.
F. Peres; J. C. Moreira; G. S. Dubois, “É veneno ou é remédio?” Rio de Janeiro: FIOCRUZ, v. 1,. 41 p., 2003.
S. H. G. Brondi, “Determinação de multiresíduos de agrotóxicos em águas de abastecimento do município de Araraquara: Ribeirão das Cruzes, Ribeirão das Anhumas e Córrego do Paiól”. Tese, (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, 2000.
Á. Á. N. Inácio, “Análise de Risco: Uma Ferramenta para a Fiscalização de Agrotóxicos e Afins no Brasil. Dissertação, Universidade Federal de Viçosa, 2013.
BRASIL, Decreto nº 4.074, de 4 de janeiro de 2002. Regulamenta a Lei no 7.802 de 11 de julho de 1989, que dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2002.
IUPAC. Pesticides properties database, 2021. Disponivel em: http://sitem.herts.ac.uk/aeru/iupac/atoz.htm. Acesso em: 03/03/2021.
S. Giacomazzi;, N. Cochet. Environmental impact of diuron transformation: a review. Chemosphere, 56 (2004) 1021-1032.
H. R. Ali et al. Contamination of diuron in coastal waters around Malaysian Peninsular. Marine Pollution Bulletin, 85 (2014) 287-291.
E. D. Sancho et al. Shirt-term exposure to sublethal tebuconazole induces physiological impairment in male zebrafich (Danio rerio). Ecotoxicology and Environmental Safety, 73 (2010) 370-376.
CROPLIFE. “Prevenção de Contaminação na Fabricação de Produtos para Proteção de Culturas”. 1 ed. Bruxelas: Croplife internacional, 2015. 146 p. Disponivel em: https://croplife.org/wp content/uploads/2015/12/CPMCPP_-Portuguese_Nov2015_148-LR.pdf. Acesso em: 18 fevereiro 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT NBR14029:2016, “Agrotóxicos e afins – Validação de métodos analíticos”. 3°ed. Versão corrigida 2017.
ISO IEC 17025:2005. “General requirements for the competence of testing and calibration laboratories”. 2005.
SANCO/12571/2013. “Guidance document on analytical quality control and validation procedures for pesticide residues analysis in food and feed”. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Exatas Online

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


