Cartografia escolar e ensino de geografia no contexto pandêmico: reflexões a partir dos “cadernos de apoio à aprendizagem” na rede estadual de ensino da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v7.e2023.12719

Palavras-chave:

Cartografia escolar, ensino de Geografia, Ensino Médio, COVID-19

Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar e discutir a abordagem pedagógica e conceitual da cartografia escolar, nos cadernos de apoio a aprendizagem de Geografia da 1ª série do Ensino Médio. Os cadernos são materiais específicos para o contexto da sala de aula online, utilizados no período pandêmico. Pautada na abordagem qualitativa e caracterizada de tipo documental, utilizamos os dispositivos: revisão bibliográfica sobre Cartografia Escolar e Ensino de Geografia; leitura dos decretos; análise de três cadernos referente às primeiras unidades letivas. Consideramos que o material tem potencialidades e fragilidades no que concerne ao ensino de Geografia e à abordagem da linguagem cartográfica, ao considerar os níveis de leitura no campo da alfabetização cartográfica, há maior foco na localização/análise em detrimento da correlação e síntese.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. O espaço geográfico: ensino e representação. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

CALLAI, H. C. Educação geográfica: reflexão e prática. Ijuí, RS: Editora da UNIJUÍ, 2011.

CASTELLAR, S. V. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, R. D. Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: contexto, 2011. p. 121-136.

CAVALCANTI, L. S. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.

COUTO, M. A. C. Base Nacional Comum Curricular – BNCC: Componente curricular: geografia – Parecer Crítico. p. 1-23. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatoriosanaliticos/Marcos_Antonio_Campos_Couto.pdf. Acesso em: 31 jul. 2022.

RESENDE, M. S. A geografia do aluno trabalhador: caminhos para uma prática de ensino. São Paulo: Loyola, 1989.

RICHTER, D. O mapa mental no ensino de Geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

RICHTER, D.; MORAES, L. B. A Cartografia escolar na BNCC de Geografia do ensino fundamental: uma análise do pensamento espacial e do raciocínio geográfico. In: ROSA, C. do C. et al (Orgs.). Formação de professores e ensino de Geografia: contextos e perspectivas. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2020.

LACOSTE, Y. A geografia serve para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1988.

SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, A. F. A. et al (Org.). A Geografia na sala de aula. 9. ed. São Paulo: contexto, 2018. p. 92-108

Downloads

Publicado

2023-11-02

Como Citar

MAIA, Humberto Cordeiro Araujo; MACEDO, Jeissinaldo de Carvalho; ARAÚJO, Joseane Gomes de. Cartografia escolar e ensino de geografia no contexto pandêmico: reflexões a partir dos “cadernos de apoio à aprendizagem” na rede estadual de ensino da Bahia. Geopauta, [S. l.], v. 7, 2023. DOI: 10.22481/rg.v7.e2023.12719. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/geo/article/view/15725. Acesso em: 18 maio. 2026.

Edição

Seção

Artigos