Memes e o recorte cômico da pandemia de COVID-19 (Memes and the comic clipping of the COVID-19 pandemic)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v18i3.7947

Palavras-chave:

Memes; COVID-19; Cenografia; Humor

Resumo

Este artigo analisa aspectos da enunciação de memes que circularam no período inicial da pandemia de COVID-19 no Brasil. Valendo-se do conceito de “cenas de enunciação”, analisa a cenografia dos textos como a cena de relevância, aspecto importante das enunciações típicas da Internet. Além disso, analisa os textos oferecendo uma interpretação do modo como eles recortam comicamente o momento histórico da pandemia. É, portanto, ao mesmo tempo, um trabalho que promove aplicação teórica e que pretende contribuir com a compreensão do período específico a que os textos selecionados fazem referência. Seleciona para isso, memes diversos, mas intensifica as análises naqueles que ficaram conhecidos como “Dráuzio sincero”.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Antônio Gatti , Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/Brasil)

Márcio Antônio Gatti é doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor do Departamento de Ciências Humanas e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar),  campus Sorocaba. Estuda discurso humorístico e funcionamento das mídias digitais e redes sociais. É membro do Grupo de Pesquisa Fórmulas e Estereótipos, Teoria e Análise (FEsTA – Unicamp) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade (NEPeTeCS – UFSCar).

Referências

FREUD, S. Os chistes e sua relação com o inconsciente. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

HAN, B.C. No enxame: perspectivas do digital. Trad. Lucas Machado. Petrópolis: Vozes, 2018.

MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. Trad. Maria Cecília P. de Souza-e-Silva, Décio Rocha. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2004.

MAINGUENEAU, D. Discurso Literário. Trad. Adail Sobral. São Paulo: Contexto, 2006.

MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2015.

MOIRAND, S. Discours, mémoires et contextes: à propos du fonctionnement de l’allusion dans la presse. Estudos da Língua(gem). Vitória da Conquista. v. 6, n. 1. p. 7-46, 2008. DOI: 10.22481/el.v6i1.1055. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1055

OLIVEIRA NETA, J. P. Por uma Tipologia dos Memes da Internet. Entre.meios: revista da Pós-Graduação em Comunicação da PUC-RJ. Vol. 13, N. 2, jul-dez./2017. Disponível em: http://entremeios.com.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=19. Acesso em: 07 de agosto de 2020.

POSSENTI, S. O humor é um campo. In: ____. Cinco ensaios sobre humor e análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2018.

SHIFMAN, L. Memes in a digital world: reconciling with a conceptual troublemaker. Journal of computer-mediated communication. Vol 18 N. 3, 2013, P. 362 - 377, 1 abril 2013. Disponível em: https://academic.oup.com/jcmc/article/18/3/362/4067545. Acesso em: 07 de agosto de 2020.

SALGADO, L. S.; OLIVA, J. M. A produção de uma intimidade ubíqua, esteio da fratura social. Discurso & Sociedad. v. 13, n. 3, p. 432-448 2019. Disponível em: http://www.dissoc.org/ediciones/v13n03/DS13%283%29SalazarSalgado&TadeuOliva.pdf. Acesso em: 07 de agosto de 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Como Citar

GATTI , M. A. . Memes e o recorte cômico da pandemia de COVID-19 (Memes and the comic clipping of the COVID-19 pandemic). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 18, n. 3, p. 91-105, 2020. DOI: 10.22481/el.v18i3.7947. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/7947. Acesso em: 22 dez. 2024.