Um estudo sociofuncional dos parentéticos epistêmicos quase-asseverativos em variedades do português (A sociofunctional study of quasi-assertive epistemic parentheticals in Portuguese varieties)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v19i4.8651

Palavras-chave:

Parentéticos epistêmicos quase-asseverativos. Linguística funcional centrada no uso. Abordagem construcional. Sociofuncionalismo. Português angolano e moçambicano.

Resumo

Neste trabalho, descrevemos, no português angolano e moçambicano, parentéticos epistêmicos quase-asseverativos de base clausal verbal, instanciados, no padrão construcional [(SUJP1)VEpist (Compl)]Parent, por microconstruções como (eu) acho (que), (eu) creio (que), (eu) suponho (que) etc. Para tanto, fundamentamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Funcional Centrada no Uso (BYBEE, 2010; TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013, dentre outros) e da Sociolinguística Quantitativa (LABOV, 2008 [1972]), no que tem sido denominado de orientação sociofuncionalista. Sob essa perspectiva, procedemos à análise de ocorrências empíricas do português contemporâneo extraídas do banco de dados Corpus do Português. Nossa análise, baseada nos graus de esquematicidade das construções (TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013) e em parâmetros formais e funcionais, mostra que, nas duas variedades do português, os parentéticos epistêmicos quase-asseverativos estão correlacionados a distintos usos e níveis construcionais.

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Biografia do Autor

Cristina dos Santos Carvalho, Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Brasil)

Cristina dos Santos Carvalho possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (1992), graduação em Bacharelado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004).Concluiu Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em janeiro de 2018. Atualmente, é Professora Plena da Universidade do Estado da Bahia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: variação e mudança linguísticas, funcionalismo, sentenças complexas, gramaticalização e abordagem construcional da gramática.

Antonio Ralf da Cunha Carneiro , Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Brasil)

Antonio Ralf da Cunha Carneiro é graduando em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas na Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus XIV), em Conceição do Coité - Bahia.  É bolsista de Iniciação Científica (IC), desde 2018, no projeto Construções parentéticas epistêmicas em variedades do português: variação e mudança, no qual examina dados do português moçambicano contemporâneo. Atualmente, tem bolsa de IC pelo CNPq. Atua principalmente nos seguintes temas: variação e mudança linguísticas, funcionalismo e abordagem construcional da gramática

Wesley da Silva Magalhães , Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Brasil)

Wesley da Silva Magalhães é graduando em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas na Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus XIV), em Conceição do Coité - Bahia. É bolsista de Iniciação Científica (IC), desde 2018, no projeto Construções parentéticas epistêmicas em variedades do português: variação e mudança, no qual examina dados do português angolano contemporâneo. Atualmente, tem bolsa de IC pelo CNPq. Atua principalmente nos seguintes temas: variação e mudança linguísticas, funcionalismo e abordagem construcional da gramática.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

CARVALHO, C. dos S.; A CARNEIRO , A. R. da C.; MAGALHÃES , W. . da S. Um estudo sociofuncional dos parentéticos epistêmicos quase-asseverativos em variedades do português (A sociofunctional study of quasi-assertive epistemic parentheticals in Portuguese varieties). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 19, n. 4, p. 109-132, 2021. DOI: 10.22481/el.v19i4.8651. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/8651. Acesso em: 20 maio. 2022.