EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL II NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ITORORÓ (BA)

Autores

  • SÂNZIO DANILO DE OLIVEIRA SANTOS
  • ANDRÊSSA SILVA RODRIGUES

Palavras-chave:

Educação ambiental, Formação de professores, Prática docente

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a práxis docente, no intuito de investigar como essa prática tem colaborado para formar pessoas conscientes da importância da preservação ambiental. No aspecto metodológico, optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa, por meio de duas abordagens diferentes; uma empírica, averiguando o que os participantes do estudo pensam sobre a temática abordada, e outra bibliográfica. A pesquisa foi realizada através de questionários estruturados direcionados aos docentes do ensino fundamental II, de 6º e 7º anos, na modalidade de Educação Infantil, da escola pública de Itororó (BA) Naomar Soares de Alcântara. Percebe-se que os sujeitos da pesquisa entendem a Educação Ambiental como um mero tema a ser trabalhado em algumas casualidades e datas comemorativas. Pretende-se aqui evidenciar que a Educação Ambiental não se resume somente ao desmatamento de rios e florestas, mas das relações sociais, das responsabilidades éticas e das relações do ser humano.

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Como Citar

DE OLIVEIRA SANTOS, S. D.; SILVA RODRIGUES, A. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL II NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ITORORÓ (BA). Filosofando, [S. l.], v. 2, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/filosofando/article/view/2157. Acesso em: 5 nov. 2024.