CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO LIBERTADORA DE PAULO FREIRE

Autores

  • ADRIANO MOREIRA DE OLIVEIRA
  • JOSÉ MARCOS MENEZES SANTOS

Resumo

Embora a Filosofia e a Educação tenham sido, inicialmente, consideradas como um processo intrínseco e, em muitas ocasiões, tomados como sinônimos, na modernidade houve uma ruptura muito grande entre essas duas áreas. A Educação se encarregou de ensinar técnicas e conhecimentos, enquanto a Filosofia se refugiou em portos seguros e em torres de marfins da abstração e das teorias desconectadas da realidade. Por isso, segundo, Faveri (2014, 9.143) uma das questões centrais do pensamento de Vieira Pinto é: “como superar a consciência ingênua do pesquisador e a alienação dos processos de pesquisa científica?”. Faveri salienta também que, na modernidade, o saber (sophrosyne) foi reduzido ao conhecimento (episteme) enquanto domínio das técnicas e das ciências, e a educação como formadora da personalidade e do caráter do homem, foi reduzida a técnicas de ajustamento e de controle social, o que pode ser constatado a partir das denúncias proféticas de Paulo Freire em....

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Como Citar

MOREIRA DE OLIVEIRA, A.; MENEZES SANTOS, J. M. CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO LIBERTADORA DE PAULO FREIRE. Filosofando, [S. l.], v. 2, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/filosofando/article/view/2158. Acesso em: 21 dez. 2024.