CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO LIBERTADORA DE PAULO FREIRE
Abstract
Embora a Filosofia e a Educação tenham sido, inicialmente, consideradas como um processo intrínseco e, em muitas ocasiões, tomados como sinônimos, na modernidade houve uma ruptura muito grande entre essas duas áreas. A Educação se encarregou de ensinar técnicas e conhecimentos, enquanto a Filosofia se refugiou em portos seguros e em torres de marfins da abstração e das teorias desconectadas da realidade. Por isso, segundo, Faveri (2014, 9.143) uma das questões centrais do pensamento de Vieira Pinto é: “como superar a consciência ingênua do pesquisador e a alienação dos processos de pesquisa científica?”. Faveri salienta também que, na modernidade, o saber (sophrosyne) foi reduzido ao conhecimento (episteme) enquanto domínio das técnicas e das ciências, e a educação como formadora da personalidade e do caráter do homem, foi reduzida a técnicas de ajustamento e de controle social, o que pode ser constatado a partir das denúncias proféticas de Paulo Freire em....