ARGUMENTAÇÃO PARA AS SÉRIES INICIAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autores

  • Fernanda Raquel Oliveira Lima Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Raquel Martins Melo Pinheiro Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Resumo

O presente artigo visa a apresentar, à luz do quadro teórico do interacionismo sociodiscursivo, uma proposta de trabalho com gêneros do agrupamento do argumentar para as séries iniciais do ensino fundamental, fornecendo ao professor orientações e reflexões no formato de “sequência didática”. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo de caso das produções orais e escritas de uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Juiz de Fora, MG. As produções iniciais dos discentes reforçam a importância de se começar o aprendizado dos gêneros do agrupamento do argumentar desde cedo, para que as crianças possam desenvolver todas as complexas habilidades relativas a este tipo textual, e, assim, garantir um aprendizado que busque a consistente inserção dos alunos nas práticas das atividades comunicativas.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Raquel Oliveira Lima, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora substituta de Filologia Românica da UFJF.

 

Raquel Martins Melo Pinheiro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

Downloads

Publicado

2018-04-13

Como Citar

Lima, F. R. O., & Pinheiro, R. M. M. (2018). ARGUMENTAÇÃO PARA AS SÉRIES INICIAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. fólio - Revista De Letras, 2(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3629

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados