INTERCULTURALIDADE, ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Leandro Santos Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Sheila Rocha Ladeia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Giêdra Ferreira Cruz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.4061

Resumo

Este artigo, que tem como base teórica e metodológica a Linguística aplicada, objetiva discutir a proposta Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especificamente no que se refere ao ensino e a aprendizagem de língua inglesa e, para tal, termos como “língua”, “Cultura”, “Inglês como língua franca” e “interculturalidade”, abordados no texto como componentes essenciais a uma Educação de caráter formativo, serão analisados. Essa análise tem como princípio norteador verificar em qual perspectiva tais termos são utilizados na BNCC. Assim, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, esperamos que os princípios subjacentes aos termos, utilizados ao longo do documento oficial, sejam realmente introduzidos nas salas de aulas dos estudantes da educação básica.

 
 

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Biografia do Autor

Leandro Santos Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestrando em Letras: Cultura, Educação e Linguagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

 
 
 

Sheila Rocha Ladeia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestranda em Letras: Cultura, Educação e Linguagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

 
 

Giêdra Ferreira Cruz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

 

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Publicado

2018-08-25

Como Citar

Silva, L. S., Ladeia, S. R., & Cruz, G. F. (2018). INTERCULTURALIDADE, ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. fólio - Revista De Letras, 10(1). https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.4061