Normas de Publicação

NORMAS DE PUBLICAÇÃO*

[*OBS: Até o final de 2024, os critérios de formatação e formalização acadêmica encontram-se em reforma, num minuciosos processo de adequação às recomendações ABNT-2023 e às próprias necessidades da fólio, enquanto uma Revista de Letras. Assim, pedimos desculpas por incongruências momentâneas e diferenças que serão notadas ao longo dos próximos meses. Contudo, nenhum artigo será recusado por falta de conformidade às regras abaixo, incumbindo-se a Editoria de fazer as adequações necessárias na editoração dos textos selecionados.]

DIAGRAMAÇÃO DO CONTEÚDO

1- A formatação dos trabalhos deve obedecer aos seguintes critérios: espaço 1,5, fonte Century Gothic 12, folha A4, margens superior e inferior 2 cm, esquerda e direita 2,5 cm.

EXTENSÃO DOS TEXTOS

2- Artigos e Ensaios: mínimo de 12, máximo de 30 páginas.

3- Resenha: mínimo de três, máximo de oito páginas.

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

4- Título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, centralizados, em letras maiúsculas e negrito, fonte Century Gothic 12, separados por dois-pontos (:) e no idioma do texto.

5- Título e subtítulo em língua estrangeira (inglês ou espanhol, que não seja a língua do corpo do texto) em tamanho 11, letras maiúsculas e negrito, separados por dois-pontos (:), devendo ser apresentado ao final do corpo do texto do artigo e antes das REFERÊNCIAS.

6- Resumo. A palavra RESUMO, grafado em letras maiúsculas e negrito, seguida de dois pontos (:), deve anteceder o texto apresentado em um único parágrafo, em espaço simples, justificado, contendo de 100 a 250 palavras, em fonte Garamond 11. (Regra não aplicável às Resenhas.)

7- Palavras-chave. A expressão PALAVRAS-CHAVE, em maiúsculas e negrito, seguida de dois pontos (:), antecederá até cinco palavras-chave, sendo estas grafadas com apenas a primeira letra em maiúscula, em ordem alfabética e separadas por ponto e vírgula (;). (Regra não aplicável às Resenhas.)

8- Resumo em língua estrangeira (inglês, francês, espanhol ou italiano, desde que não seja a língua do corpo do texto). O ABSTRACT, RÉSUMÉ, RESUMEN ou RIASSUNTO deve ser apresentado, seguindo a mesma formatação da versão na língua original, ao final do corpo do texto do artigo e antes das REFERÊNCIAS.  [Regra não aplicável às Resenhas.]

9- As KEYWORDS, MOTS-CLÉS, PALABRAS CLAVE ou PAROLE CHIAVE devem seguir as mesmas normas de formatação das PALAVRAS-CHAVES. (Regra não aplicável às Resenhas.)

 DOS ELEMENTOS TEXTUAIS

10. O corpo do texto deve ter a seguinte formatação: espaçamento 1,5, fonte Century Gothic, tamanho 12, papel A4.

11. Os parágrafos devem ser iniciados com recuo de 1 cm, a partir da margem esquerda.

12. Não é preciso inserir numeração de página.

13. Expressões ou palavras não portuguesas devem ser grafadas em itálico. Ex: Beckworth foi um típico frontierman, que deixou escritas sua experiência vivida junto aos Crow.

14. Palavras ou partes de palavra em destaque intencional devem ser grafadas em negrito e apenas quando efetivamente necessário. Ex: Mula-Marmela carrega em si o próprio mal aos olhos daqueles que a rodeiam, vista como malandraja, malacafar, além de suja... [Exemplo ruim: Os eventos acabam necessariamente mal interpretados quando falta atenção analítica.]

15. Nomes de etnias indígenas devem ser grafadas com maiúscula e sem plural. Ex: Os Tupinambá, os Kiriri e os Pataxó são remanescentes indígenas importantes e relevantes no território baiano.

16. Para palavras ou expressões citadas enquanto vocábulo devem ser utilizadas aspas duplas (“    ”). Ex: A palavra "índio", bem como "indian", em inglês tornou-se imprópria desde que...

17. Os títulos de livros citados no corpo do texto deverão ser grafados em itálico. Ex.: Eduardo Lourenço, em Mitologia da saudade, define esse sentimento como uma das modalidades ou modulações...

18. Os subtítulos das seções internas devem ser grafados em negrito, sem recuo, sem indicativo numérico, com apenas a inicial da primeira palavra maiúscula (exceto para nomes próprios). O texto da seção deve iniciar-se na linha seguinte, sem a interposição de espaços em branco.

19. Notas de rodapé deverão ser usadas com moderação e listadas no rodapé da mesma página, em fonte Century Gothic, tamanho 10, espaçamento simples e justificado à esquerda. Numeradas automaticamente

20. Citações:

a - Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor devem ser feitas em minúscula em todos os casos, conforme ABNT-2023. Nas citações indiretas, a indicação da(s) página(s) consultada(s) é opcional.

Exemplos:

A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).

“Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]” (Derrida, 1967, p. 293).

b. As citações de até três linhas devem aparecer no corpo do texto entre aspas duplas (“   ”).

c. As citações que excederem três linhas devem ser destacadas em parágrafo com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte Century Gothic 11, justificado. Ao final da citação, após ponto e espaço, apresenta-se a referência bibliográfica entre parênteses na mesma linha, no formato anteriormente descrito. (Eastman, 1915.)

d- Nas citações, as supressões, interpolações devem ser indicadas, comentários, ênfase ou destaques, do seguinte modo:

i) supressões: [...]

ii) interpolações, acréscimos ou comentários: [ ]

iii) ênfase ou destaque: em negrito. Deve-se indicar essa alteração com a expressão "grifo nosso" ou "grifo do autor", conforme o caso, situando-a após a referência bibliográfica, separada por vírgula, dentro dos parênteses. (Eastman, 1915, p. 22-23, grifo do autor.) 

iv) quando utilizada uma reedição de um livro antigo editado, é opcional, ainda que recomendávell por razões históricas, a menção da data original, entre colchetes, dentro dos parênteses, logo após o nome do autor. Ex.: (Gandavo [1576], 2021, p.121.)

v) citações de autores da assim chamada "antiguidade clássica" devem evitar fortemente a referência à data e paginação da edição moderna utilizada (que mesmo assim deverá ser indicada na bibliografia), preferindo as notações filológicas de cada autor. Ex: (Platão, Rep. 402a-403c.) Exemplo ruim ainda que aceitável: (Aristóteles, 2016, p. 308.). Indicações a esse respeito podem ser encontradas aqui: https://limes.ufes.br/sites/proaera.ufes.br/files/field/anexo/como_referenciar_corretamente_obras_e_autores_da_antiguidade_e_medievo__1.pdf

e- Quando se tratar de dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações, etc.): indicar, entre parênteses, a expressão "Informação oral", mencionando os dados relativos à informação, em nota de rodapé explicativa.

Exemplos:   

No texto:

Maurício Yanomami explica que hiriamou é uma fala noturna, proferida no início da noite por um dos maiores, como diz, isto é, por um dos pata-pata, ou mais velhos do grupo (informação verbal) e equivale ao discurso que os Yanomami orientais chamam kauamou. (Informação oral.)1

 No rodapé da página.

_____________

1 Explicação fornecida por Maurício Iximaweteri Yanomami na comunidade do Ixima, durante viagem de campo realizada em novembro 2018 ao Rio Marauiá, no âmbito do Projeto Puu, desenvolvido pelo Laboratório de Difusão de Repertórios (UESB).

 

f- Quando a citação incluir texto traduzido, deve-se incluir, após a chamada da citação, a expressão "tradução nossa" ou "tradução do autor", entre parênteses.

Exemplo:

"Ao fazê-lo pode estar envolto em culpa, perversão, ódio de si mesmo [...] pode julgar-se pecador e identificar-se com seu pecado." (Rahner, 1962, v. 4: p. 463, tradução nossa).

g. Sistema de chamada. As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data

- Quando houver coincidência de sobrenome de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: Ex. (BARBOSA, C., 1956) e (BARBOSA, O., 1956). Se ainda assim persistir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.

- Documentos de um mesmo autor publicados em um mesmo ano são distinguidos pelo acréscimo de letras minúsculas após a data e sem espacejamento, sequenciadas de acordo com a ordem de aparecimento no texto. Ex. (REESIDE, 1927a) e (REESIDE, 1927b)

- Devem ser evitadas as expressões latinas idem e ibidem.

- Na citação de citação, identifica-se a obra diretamente consultada; o autor e a obra citada são precedidos da expressão latina apud: (SILVA, 1986, p. 12 apud PESSOA, 1982, p. 222).

. As siglas, quando mencionadas pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre parênteses, precedida do nome completo. Ex.: O regramento do trabalho acadêmico no Brasil é fixado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Entre as atribuições da ABNT, porém, está também o regramento de toda atividade técnica tais como...

. As Ilustrações de qualquer tipo esta deve ser precedida de sua palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título.

Imediatamente após a ilustração, deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

Ex.:

Mapa 1 – Fronteiras do Brasil

IBGE | mapas | escolares | público infantil | Brasil | paises vizinhos

Fonte: IBGE (2016)

. Tabelas. Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem, e padronizadas conforme as Normas de apresentação tabular do IBGE. Deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor).

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

33- Referências. A lista das obras deverá se restringir àquelas citadas no texto.  Ela virá em ordem alfabética, ao final do artigo, precedida da palavra REFERÊNCIAS em negrito e maiúsculas, alinhada à esquerda e sem recuo ou entrada de parágrafo, em espaço simples, separadas entre si por espaço duplo, com título grafado em itálico e subtítulo em fonte normal.

Exemplos de referências (NBR 6023)

Artigo em periódico:

SPAPIECINSKI, Marlise. Sujeito e modernidade na poética de Carlos Drummond de Andrade. O eixo e a roda – revista de literatura brasileira, Belo Horizonte: Fale/UFMG, v. 8, n. 1, p. 165-82, jan./dez. 2002.

Livros e folhetos:

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

Capítulos de livros:

BOSI, Ecléa. Cultura e desenraizamento. In: BOSI, Alfredo (Org.). Cultura brasileira: temas e situações. 4. ed. São Paulo: Ática, 1999. p. 16-41.

Monografias, dissertações e teses:

FONSECA, Aleilton Santana da. A poesia da Cidade: imagens urbanas em Mário de Andrade. 1997. 312 f. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.

Entrevistas:

ANDRADE, Carlos Drummond de. Adeus. A vida passa feito um avião supersônico. Entrevista concedida a Geneton Moraes Neto. In: MORAES NETO, Geneton. O dossiê Drummond. 2. ed., São Paulo: Globo, 1994.

Congresso, Conferências, Encontros e outros eventos:

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORESTAS TROPICAIS, 1., 1985, Belém. Anais do III Congresso... Belém: Livros Técnicos, 1985. p. 16-29

Documentos eletrônicos:

ROCHA, Marília Librandi. João Guimarães Rosa. Disponível em: http... . Acesso em: 14 abr. 2005.

CD-ROM:

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio eletrônico século XXI versão 3.0. São Paulo: Nova Fronteira, 1999. 1CD-ROM. Produzido por Lexikon Informática.

Filme.

POETA de sete faces. Direção: Paulo Thiago. Produção: Gláucia Camargos. Roteiro: Paulo Thiago. Interpretes: Carlos Gregório, Paulo José, Paulo Autran e outros. [S.L]: CaradeCão; Estúdio Line; Vitória Produções Cinematográficas, 2001. 1 filme, son., color., 35 mm.

 34- Agradecimentos. Texto sucinto e aprovado pelo periódico. Deve ser o último elemento pós-textual (ABNT NBR 6022).

1. Os trabalhos submetidos à fólio passam por um processo de aceite em conformidade com as melhores práticas atualmente buscadas pelos periódicos acadêmicos no Brasil. Numa primeira etapa, é submetido a uma apreciação preliminar pela Comissão Executiva da revista para verificar o atendimento mínimo aos interesses da revista: demonstrar consistência acadêmica, apresentar pertinência em relação ao nosso escopo, ser um texto original e não ser resultado do uso de inteligência artificial. Atendidas as exigências mínimas de aceitabilidade, a Comissão Executiva da fólio indicará um editor responsável, escolhendo-o dentre os seus próprios membros, o qual distribuirá para dois outros pesquisadores que por seus currículos demonstrem afinidade temática ou metodológica em relação às subáreas, temas ou objetos dos textos submetidos.

Para garantir o caráter duplo-cego deste processo, o original submetido em arquivo de Word pelos autores deve omitir todas as formas de identificação de sua própria identidade e das instituições a que estão vinculados, inclusive em notas, que poderão substituir informações relativas a outros trabalhos de sua autoria eventualmente mencionados por XXX.

Os editores da fólio comprometem-se a informar aos autores a aceitação ou não de seus artigos para publicação. Os trabalhos encaminhados à Revista não serão devolvidos. (Esta revista adota o processo de Avaliação Cega por Pares [Blind Peer Reeview]).