COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO COMPARTATIVO DA (IN)SATISFAÇÃO ENTRE O COMÉRCIO TRADICIONAL E O SHOPPING CONQUISTA SUL
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v1i2.2276Palavras-chave:
Consumo; Índices; Satisfação.Resumo
O objetivo deste artigo é conhecer o comportamento do consumidor e a satisfação no consumo, tendo como unidade espacial de análise o comércio tradicional e o Shopping Conquista Sul em Vitória da Conquista - Bahia. O método escolhido é eclético e consistem em uma variada leitura em livros, artigos, teses e jornais. Contém um estudo quantitativo-descritivo, também qualitativo e documental. As análises foram confirmadas por testes de significância, confiabilidade e também medidas de dispersão e tendência central. Descobriu-se que os maiores índices de satisfação do consumidor foram para com o Shopping, tendo como melhores preditores de consumo: a infraestrutura física (estacionamento, segurança, climatização e entretenimento) e como pior atributo os altos preços. O Centro comercial teve como melhores preditores: Variedade de produtos e serviços, tradicionalismo, equipamentos públicos e bons preços. Já para o bairro Brasil, foram: Bairrismo, boa vizinhança, bairro de domicílio e cosmética pública favorável
Downloads
Metrics
Referências
ENGEL, J. F.; KOLLAT, D. T.; BLACKWELL, R. D. The Influence of Social Stratification on Consumer Behaviour Social Class. In Consumer Behaviour. New York, 1968, p.263-308, 1968.
FISHBEIN, Martin; AJZEN, Icek. Understanding attitudes and predicting social behavior. New Jersey: Prentice Hall; 1975.
FOXALL, Gordon R. The Psychological Basis of Marketing. In: Marketing
Theory – A Student Text, London: Thomson Learning, 2006, p. 86-101.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atlas do Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.
JOHNSON, M.; ANDERSON, E.; FORNELL, C. Rational and Adaptative Performance Expectations in a Customer Satisfaction Framework. Journal of Consumer Research, v. 21, p. 695-707, march 1995.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
______. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo: Atlas, 1995.
LACERDA, Tales Sarmento. Teorias da Ação e o Comportamento do Consumidor: Alternativas e Contribuições aos Modelos de Fishbein e Ajzen. Anais do 31º ENANPAD - Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Rio de Janeiro, set. 2007.
OLIVER, R. L. A cognitive model of the antecedents and consequences of satisfaction decisions. Journal of Marketing Research. v. 17, p. 460–469, 1980.
______. Measurement and Evaluation of Satisfaction Processes in Retailing Settings. Journal of Retailing, v. 57, n. 3, 1981, p. 25-48.
______. Journal of Retailing, v. 80, n. 3, 1997, p15-29.
______. Cognitive, affective, and attribute bases of the satisfaction response. Journal of Consumer Research, v. 20, p. 418–430, 1993.
PINTO, Marcelo de Rezende; LARA, José Edson. A Pesquisa na Área do Comportamento do Consumidor: Uma Análise da Produção Acadêmica Brasileira Entre 1997 e 2006. Anais do 31ºENANPAD - Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Rio de Janeiro, set.2007.16p.
SANDALL, Hugo Leonardo Póvoa; OLIVEIRA-CASTRO, Jorge Mendes de Neto. Aproximação de Lojas em um Shopping Center: Análise do Comportamento do Consumidor e a Influência de Diferenciação de Marca e Localização sobre Taxas de Conversão: Anais do 31º ENANPAD - Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Rio de Janeiro, set.2007. 16p.
SOLOMON, M.R. O Comportamento do Consumidor. Porto Alegre: Bookman, 2002.
STEVENSON, William J. Estatística Aplicada à Administração. Trad. Alfredo Alves de Farias. São Paulo: Ed. Harper e Row do Brasil, 1981.
YI, S., FABER, R. Impulse buying: its relations to personality traits and cues. Advances in Consumer Research, v. 27, p. 179-186, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Da Revista Geopauta e do(s) Autor(es)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY.que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.