POLÍTICAS PÚBLICAS TERRITORIAIS: A CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v2i1.3142Palavras-chave:
Território. Congresso Nacional. Novos Municípios.Resumo
Este artigo tem por objetivo fazer uma análise sobre o Projeto de Lei Complementar 199/2015, aprovado pelo Senado Federal e em tramitação na Câmara Federal, que regulamenta a criação, desmembramento, fusão e incorporação de novos municípios no Brasil. Problematiza sobre três aspectos fundantes do Projeto de Lei: limites mínimos de população, Estudo de Viabilidade Municipal (EVP) e Referendum, considerando os dados do IBGE do Censo Demográfico de 2010 e previsão da população de 2015, bem como os critérios constantes no Projeto de Lei Complementar, foi feito um levantamento populacional de todos os 5.569 municípios e seus distritos. Com o levantamento desses dados foi possível fazer um mapeamento das possibilidades de criação de municípios, por Estado da federação e por regiões brasileiras.
Downloads
Metrics
Referências
______. Emenda Constitucional no 15 de 12 de setembro1996. Lex: legislação federal, Brasília Disponível em: <www.planalto.gov.br.ccivil-03/constituicao/emendas/EMC/emc15-htm>. Acesso em 23/11/2015
______. Congresso. Senado. Projeto de Lei Complementar – PSL, no 199/2015 de autoria do senador Flexa Ribeiro. Dispõe sobre o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, para regulamentar o § 4º do art. 18 da Constituição Federal. Diário Oficial [do] Senado Federal Brasília, DF, 2015.
CASTRO, Iná Elias de. Geografia Política: território, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. 304p.
ELENALDO, Celso Teixeira. Políticas Públicas: o papel das politicas públicas. Bahia: AATR, 2002. 123p.
GOMES, G. M.; MAC DOWELL, M. C. Descentralização política, federalismo fiscal e criação de municípios: o que é mau para o econômico nem sempre é bom para o social. Texto para discussão n.º 706, Brasília: IPEA, 2000.
IBGE. Estimativas da População Residente com data de Referência em 1º de julho de 2015. Diretoria de Pesquisas (DPE). Coordenação de População e Indicadores Sociais (COPIS). Brasília, 2015.
SANTOS, Milton & SILVEIRA María Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. 471p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Da Revista Geopauta e do(s) Autor(es)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY.que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.