Materiais curriculares de Matemática e sua avaliação por professores na pesquisa brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9725Palavras-chave:
Currículos de Matemática, Materiais Curriculares, Avaliação de Materiais Curriculares, Relação Professor-Materiais CurricularesResumo
A partir do estado do conhecimento de dissertações e teses no campo da Educação Matemática, analisamos neste artigo um conjunto de 16 pesquisas que tem como tema a relação professor materiais curriculares, direcionados pelo objetivo de compreender a abordagem dada, na pesquisa brasileira, à avaliação de materiais curriculares feita por professores. O estudo aqui apresentado, recorte de uma pesquisa maior, caracteriza-se como sendo de abordagem qualitativa do tipo análise bibliográfica. Após leitura na íntegra das 16 pesquisas, procedemos ao fichamento com o intuito de perceber, selecionar e, especialmente, sistematizar as informações para amparar a análise e discussão. Como principais resultados, identificamos que a avaliação é condicionante do desenvolvimento curricular, implicada pelos recursos que professores e materiais trazem para uma relação dinâmica, tendo como seu produto as práticas de ensino e o processo de aprendizagem.
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