Lei de cotas – reserva de vagas e ações afirmativas no médio integrado do IFTO – Campus Dianópolis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.10402

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Campus Dianópolis, Ensino médio integrado, Instituto Federal do Tocantins, Lei de cotas

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se a análise das matrículas e da implementação da Lei Federal n. 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas e Ações Afirmativas, para ingresso nos Cursos Técnicos de Agropecuária e Informática na forma Integrada ao Ensino Médio, no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) – Campus Dianópolis, no período de 2014 a 2018. A partir do estudo dessa Lei, do Decreto n. 7.824/2012, da Portaria Normativa do Ministério da Educação (MEC) n. 18/2012 e dos editais publicados pelo Instituto, foi realizado um levantamento do número de estudantes beneficiados pela Lei nos processos seletivos para ingresso nesses cursos, por meio dos dados do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga/IFTO). Ao analisar os editais e as matrículas, concluiu-se que, apesar da oferta de vagas prevista na Lei n. 12.711/2012, apenas nos anos de 2014 e 2015 houve alunos aprovados. Nos demais anos analisados, os estudantes não alcançaram a nota mínima para aprovação no vestibular. Assim, os alunos ingressantes pelo sistema de cotas, em 2014, compuseram a maioria dos que concluíram os cursos.

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Biografia do Autor

Roselaine Gusson Mendes, Universidade da Cidade de São Paulo - Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e a formação docente em re-construção e gestão acadêmica. Especialista em Gestão e Supervisão Educacional. Atualmente graduando Bacharel em Direito na Unitins. E-mail:roselaine.mendes@ifto.edu.br

Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, Universidade da Cidade de São Paulo - Brasil

Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1985), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - SP (1993) e doutorado em Administração Pública e Governo (2017). É professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Cidade de São Paulo Unicid/SP (Conceito 5 Capes) e do Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Unicid. Também é professora da pós-graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. É secretária executiva do Instituto para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social. É especialista em Políticas Públicas com destaque à cooperação intermunicipal, à participação popular, aos modelos de gestão municipal e às políticas sociais (saúde, educação e assistência social). Foi técnica da Fundação Prefeito Faria Lima - Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam). E-mail: carminhameirelles@gmail.com

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

Mendes, R. G., & Cruz, M. do C. M. T. (2022). Lei de cotas – reserva de vagas e ações afirmativas no médio integrado do IFTO – Campus Dianópolis. ODEERE, 7(2), 155-173. https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.10402