Tema: Você é de onde?
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v7i1.10429Palavras-chave:
Experiências, EstrangeirasResumo
Estes apontamentos são resultado de reflexões sobre experiências vividas por mim e minha filhas, após 14 anos nas terras brasileiras, refletidas na música de Renato Braz. Há muito por falar sobre as marcas tatuadas em nossas peles, memórias, olhos, cheiros, toques, no entanto, tentarei narrar algumas que nos marcaram e marcam como corpo que não pertence a este lugar. Experiências divididas com ela que chagara ao Brasil com apenas 6 meses de vida, onde a todo o momento tínhamos e temos que responder à pergunta: De onde vocês são? Apesar de narradas nas “primeiras pessoas”, trazem, também, à tona o que muitas e muitos de países africanos, de pele escura, vivenciam enquanto não brasileiras/os, carimbadas/os na pele e nos sotaques do não “Norte Global”. Salientar que são apontamentos sobre nossas experiências, enquanto estrangeiras não europeias e não norte americanas.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Sónia. Unyago na educação da menina/mulher entre o povo Yaawo, da Província do Niassa/Moçambique. 163 folhas, Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas – PPGE/UFA Maceió, 2019.
BIAVASCHI, Magda Barros. O Direito do Trabalho no Brasil – 1930/1942: A construção do sujeito de direitos trabalhistas. Tese de Doutorado em Economia Aplicada. Universidade Estadual de Campinas, 2005. https://doi.org/10.47749/t/unicamp.2005.369804
COSTA, Jéssica. Imigrantes africanos enfrentam discriminalçaona terra de Zumbi. Entrevista disponibilizada via Internet. Disponível em: https://goo.gl/6iRgfU Entrevista concedida a Angência Radioweb, por Carlos Martins).
FANON, Frantz. Pele negra, máscara branca. 1ª Edição. Salvador: EDUFBA, 2008.
PARKINSON, Justin. Sarah Baartman: a chocante história da africana que virou atração de circo. 2016, BBC News Magazine. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160110_mulher_circo_africa_lab
QUILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução: José Oliveira. 1ª Edição. Rio de Janeiro: COBOGÓ, 2019.
THEODOR, Adorno W. Educação e emancipação. 1ª Edição. SP: PAZ E TERRA, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.