Memória à medida. Como é que a pandemia da Covid-19 combinou o passado com o presente?
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.10763Palavras-chave:
Covid 19, Espaço, Memória, Tempo, PandemiasResumo
A Covid-19 trouxe de volta memórias de pandemias passadas. Instalou-se na sociedade um imaginário pandémico, enquadrando uma paisagem imaginária, ao lado de um intelecto também ele pandémico, racionalizado, para o qual os meios de comunicação muito contribuíram. Vivemos imersos nas teletecnologias, agregando o presente ao passado e o passado ao presente. Numa época em que o confinamento domiciliário se tornou regra, isso ganhou ainda mais destaque. Nessa Era tecnológica dos ecrãs, as práticas sociais ficaram ainda mais sujeitas aos cinco grandes efeitos sociotécnicos que condicionam a informação e a forma como ela articula a memória e o presente: ubiquidade, instantaneidade, aceleração, mobilização e presentismo. Este artigo pretende demonstrar a presença do imaginário de pandemias passadas no presente, a forma como nos apropriamos dessas memórias para criar soluções e a forma como misturamos o presente com as soluções que vieram do passado.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. A medicina como religião. Instituto Humanitas Unisinos, 2020 (May, 4). http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/598583-a-medicina-como-religiao-artigo-de-giorgio-agamben
ALCANTARA, Juliana (2020), ‘O quixotesco Boris Johnson’ da pandemia de Covid-19. Estudos em Comunicação, (31), pp. 95-108, 2000. DOI: https://doi.org/10.25768/20.04.03.31.05
AMORIM, Virgínia; GUIMARÁES, Thaís Maria; DE ALMEIDA, João Arístides; VANDERLON, Yan e Abdala, Miguel. Promoção de isolamento social na pandemia de covid-19: considerações da análise comportamental da cultura. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 16(1), pp. 31-40, 2000. DOI: https://doi.org/10.18542/rebac.v16i1.8886
ARAÚJO, Emíia; DUQUE, Eduardo & FRANCH, Mónica. “Nada para fazer”: nova(s) epistemologia(s) do tempo social. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 1(2), 333-345. 2013. DOI: https://doi.org/10.21814/rlec.41
AUGÉ, Marc, Os não lugares. Letra Livre: Lisboa, 2012
BARATA, Lurdes. As Epidemias e as Pandemias na História da Humanidade. Universidade de Medicina de Lisboa. News nº99, 2020. https://www.medicina.ulisboa.pt/newsfmul-artigo/99/epidemias-e-pandemias-na-historia-da-humanidade
BAUMAN, Zigmunt. Vida fragmentada: Ensaios sobre a moral pós-moderna. Relógio D’água: Lisboa, 2007.
BERGSON, Henri. Ensaio sobre os dados imediatos da consciência. Edições 70: Lisboa, 2011.
BLOCH, Marc. Introdução à História. Edições Europa-América: Lisboa, 1965.
CASSIOLATO, José; FALCÓN, Maria Lucia & SZAPIRO, Marina. Novas tecnologias digitais, financeirização e pandemia Covid-19: transformações na dinâmica global produtiva, no papel do Estado e impactos sobre o CEIS4. Cadernos do Desenvolvimento, 16 (28): 51-86, 2021.
COSTA, Pedro Rodrigues. Eu sou tu. Tu és intelecto contingente. NEVES, José Pinheiro; Costa, Pedro Rodrigues; Mascarenhas, Paula; Castro, Ilda & Salgado, Virgínia (Eds.), Eu sou tu. Experiências ecocríticasBraga: Edições CECS. 2020, pp. 269-292.
CRARY, Jonathan. 24/7: Late capitalism and the ends of sleep. Verso: London/New York, 2013.
DINIZ, Nelson & FRANÇA, Bruno. Trabalho docente, desigualdades educacionais e capitalismo de desastre: impactos da pandemia de coronavírus na educação. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, 7(13): 143-156, 2020. DOI: https://doi.org/10.33025/grgcp2.v7i13.2507
DUARTE, Raquel. A Perspective about the “Health at a Glance 2020” OECD Report. Acta Médica Portuguesa, 34(2): 84-86, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.20344/amp.15654
FERREIRA, Suiane Costa. Do perigo em se criar heróis: a desumanização dos profissionais da Saúde em meio à pandemia. Debates em Educação, 12(28): 63-76, 2020. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p63-76
FREITAS, Eduardo Bruno & LEITE, Toledo. Provocações possíveis para perguntas infindáveis: corpo, arte e pandemia. Rebento, 1(12): 20, pp. 269-279. 2020.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. DP&A: Rio de Janeiro, 2000.
HAN, Byung-Chul. O aroma do tempo. Relógio d’Água: Lisboa, 2016.
HARDT, Michael & NEGRI, Antonio. Empire, twenty years on. New Left Review, 120 (2019): 67-92, 2019.
HARTOG, François. Regimes d'Historicité: presentisme et experiences du temps. Seuil: Paris, 2003.
HIRSCH, Marianne. The generation of postmemory. Poetics Today, 29(1): 103-28, 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1215/03335372-2007-019
HONIGSBAUM, Mark. The pandemic century—A History of global contagion from the spanish flu to Covid-19. Penguin Random House UK: Cambridge, 2020.
ISAILÃ, Oana-Maria & HOSTIUC, Sorin. O dever de tratar no contexto da pandemia de covid-19. Revista Bioética, 28(3): 426-431, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422020283403
KOSELLEC, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Contraponto, Ed. PUC-Rio: Rio de Janeiro, 2006.
LATOUR, Bruno. Por que a crítica perdeu a força? De questões de fato a questões de interesse. Cadernos do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, 29 (46): 173-204, 2020. DOI: https://doi.org/10.32334/oqnfp.2020n46a748
LE GOFF, Jacques. História e memória. Unicamp: São Paulo, 1990.
LOLE, Ana; STAMPA, Inês & GOMES, Rodrigo. Para além da quarentena: reflexões sobre crise e pandemia. Mórula Editorial: São Paulo, 2020.
LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Olympio: Rio de Janeiro, 1986.
MARASCA, Aline Riboli; YATES, Denise Balem; SCHNEIDER, Andreia; FEIJÓ, Luan Paris & BANDEIRA, Denise Ruschel. Avaliação psicológica online: considerações a partir da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) para a prática e o ensino no contexto a distância. Estudos de Psicologia, 37, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200085
OLIVEIRA, Gustavo Nunes; DE SOUZA, Abraão Golfet; CARVALHO, Aline Augusto; OLIVEIRA, Daniel Galvão & LOUREIRO, Raquel Martins. Comunicação científica na web e redes sociais: a experiência do informasus em tempos de pandemia. Cadernos da Pedagogia, 14(29), pp. 108-119.
PAUL, Marla. How Memory Rewrites the Past. The Northwestern University Feinberg School of Medicine’s News Center. 2014, February 5 https://news.feinberg.northwestern.edu/2014/02/memory_rewrite/
PEREIRA, Ana Cristina; GIULIANI, Gaia; SANTOS, Rita & ROQUE, Sílvia. Analogia entre pandemia e guerra. REIS, José (coord.) Palavras para além da pandemia: cem lados de uma crise. Coimbra: CECS, 2020, p. 16. https://ces.uc.pt/publicacoes/palavras-pandemia/ficheiros/Obra%20-%20Palavras%20para%20la%20da%20Pandemia.pdf
PIMENTA, Carlos; SOUSA, Vítor; CAPOANO, Edson & COSTA, Pedro Rodrigues. Nem a morte nos une: o futuro da humanidade no pós-covid19. HOLOS, [S.l.], v. 3, (1-19), 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.11655
PIRES, Luiza Nassif; CARVALHO, Laura & XAVIER, Laura de Lima. COVID-19 e desigualdade: a distribuição dos fatores de risco no Brasil. Experiment Findings, 21, 2020. DOI: https://doi.org/10.13140/RG.2.2.27014.73282
RIBEIRO, Olívia Cristina; SANTANA, Gustavo José; TENGAN, Ellen Yukari Maruyama; SILVA, Lucas William Moreira & NICOLAS, Elias Antônio. Os impactos da pandemia da covid-19 no lazer de adultos e idosos. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, 23(3): 391-428, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.25456
RICŒUR, Paul. La memóire, l’Histoire, l’oubli. Éditions du Seuil: Paris: 2000.
SCHUCHMANN, Alexandra Zanella; SCHNORRENBERGER, Bruna Luiza; CHIQUETTI, Maria Eduarda; GALKI, Raiane Suzana; RAIMANN, Bruno Wensing & MAEYAMA, Marcos Aurélio. Isolamento social vertical X Isolamento social horizontal: os dilemas sanitários e sociais no enfrentamento da pandemia de COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, 3(2): 3556-3576, 2020. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-185
SCHWARTZ, Joseph & McGUINNESS, Michale. Einstein para principiantes. Dom Quixote: Lisboa, 1999.
SENHORAS, Eloi Martins. Coronavírus e o papel das pandemias na história humana. Boletim de Conjuntura (BOCA), 1(1): 31-34, 2020. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3760078
SOUSA, Vítor. Tempo, espaço e Covid-19: unidade, fragmentação, dissincronia, velocidade, Einstein, Kafka, nova-normalidade e incerteza no futuro. SALES, Catarina; ARAÚJO, Emília & COSTA, Rosalina (orgs.), Tempo e sociedade em suspenso. Lisboa: CIES/ISCTE, 2020, 203-216. DOI: https://doi.org/10.15847/CIES2020TEMPOSUSPENSO
SOUSA, Vítor; CAPOANO, Edson; COSTA, Pedro Rodrigues & PAGANOTTI, Ivan. Riscos, dilemas e oportunidades: atuação jornalística em tempos de Covid-19. Estudos em Comunicação, nº 31, 1-33, 2020. DOI: https://doi.org/10.25768/20.04.03.31.01
TARDE, Gabriel. As leis da imitação. Rés Editora: Porto, 1978.
TRUONG, Nicolas. Jürgen Habermas: ‘Dans cette crise, il nous faut agir dans le savoir explicite de notre non-savoir’. Le Monde. 2020, April 15, https://tinyurl.com/vgtnvgc
VALÉRY, Paul. A Conquista da Ubiquidade. Revista de Comunicação e Linguagens, 34/35: 313-315, 2005.
VICENTE, Aparecido Renan; SANTOS, Paola Alves Martins; LEÃO, Andreza Marques de Castro & DIENE, Monique Carlos. Desafios da educação infanto-juvenil: os efeitos da Covid-19. Pesquiseduca, 13(29): 386-398, 2021.
VIRILIO, Paul. A velocidade de libertação. Relógio D’água: Lisboa, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.