A temática étnico-racial em pauta: ações do NEABI - Ibirama em um ano atípico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.10846

Palavras-chave:

Educação das Relações Étnico-raciais, Inclusão, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros.

Resumo

O presente artigo apresenta um relato de experiência das ações extensionistas promovidas no ano de 2021 pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Ibirama da Instituto Federal Catarinense. Devido ao contexto de pandemia de COVID-19, que perdurou durante quase todo o ano letivo de 2021, as atividades do Núcleo precisaram ser adaptadas para que ocorressem em ambientes virtuais. Apesar desta adequação forçada, que limitou em grande medida a diversidade das ações, foi possível identificar tanto o promissor potencial do NEABI quanto os desafios a serem superados para que a temática étnico-racial seja definitivamente incluída nos espaços institucionais e passe a fazer parte do cotidiano da comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Amália Cardona Leites, Instituto Federal Catarinense - Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Curso de Pós-Graduação em Educação Interdisciplinar e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Ibirama. Graduação em Letras-Português/Espanhol pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: amalia.leites@ifc.edu.br.

Carlos Eduardo Bartel, Instituto Federal Catarinense - Brasil

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professor do Curso de Pós-Graduação em Educação Interdisciplinar e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Ibirama. Graduação e Mestrado (2006) em História pela Universidade Jesuíta do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Especialização, em História e Cultura Afro-brasileira pelo Instituto Educacional do Rio Grande do Sul (IERGS). E-mail: carlos.bartel@ifc.edu.br.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

Leites, A. C., & Bartel, C. E. (2022). A temática étnico-racial em pauta: ações do NEABI - Ibirama em um ano atípico. ODEERE, 7(2), 174-187. https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.10846