Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferenças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.10860

Palavras-chave:

Educação, Educação Escolar Indígena, Escola, Inglaterra

Resumo

Neste artigo iremos analisar os caminhos da educação escolar indígena (EEI) em três países colonizados pela Inglaterra. Objetiva-se usar a EEI como pano de fundo para analisarmos as discrepâncias na condução da educação escolar, contando eventos históricos marcantes para a EEI. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre a EEI nos países Estados Unidos da América; Austrália e Nova Zelândia e criada uma cronologia dos marcos temporais. O enfrentamento do apartheid e do racismo provocou atrasos na condução da EEI e o protagonismo dos nativos na condução da EEI.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Vilarim, Universidade de Coimbra - Coimbra, Portugal

Professor de Física do IFMS/CG. Bacharel em Física na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Licenciado em Física na UTFPR, Mestre em Física da Matéria Condensada na UEM e Doutorando em História da Ciência e Educação Científica pela Universidade de Coimbra (UC). E-mail: paulo.vilarim@ifms.edu.br

Décio Ruivo Martins, Universidade de Coimbra - Coimbra, Portugal

Doutor em História e Ensino da Física pela Universidade de Coimbra. Tem diversos trabalhos publicados sobre História da Ciência e Etnociência. Pertenceu à Comissão científica do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. É coordenador do Curso de Doutoramento em História das Ciências e Educação Científica da Universidade de Coimbra. CFisUC - Centro de Física da Universidade de Coimbra E-mail: decio.r.martins@gmail.com

Sérgio Paulo Jorge Rodrigues, Universidade de Coimbra - Coimbra, Portugal

Doutor em química e professor da Universidade de Coimbra. A sua área de investigação é a química teórica e computacional e as suas aplicações em química ambiental, astroquímica e química medicinal. Tem também interesse pelo ensino e história da química, assim como pela divulgação e comunicação de ciência. Universidade de Coimbra, CQC, Departamento de Química. E-mail: spjrodrigues@gmail.com

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

Vilarim, P. R., Martins, D. R., & Rodrigues, S. P. J. (2022). Caminhos da Educação Escolar Indígena entre países colonizados pela Inglaterra e suas diferenças. ODEERE, 7(2), 114-135. https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.10860