O Racismo como ideologia do capital monopolista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.11049

Palavras-chave:

Capital, Desumanização, Luta de classes, Racialização, Trabalho

Resumo

O presente texto tem como propósito, primeiramente, prescrutar a gênese e a particularidade do racismo no modo de produção capitalista, para revelar a conexão íntima existente entre a ideologia do racismo e a ascendência do capital monopolista. Num segundo momento, pretende-se observar como o racismo se constitui como mecanismo fundamental para operar a divisão interna da classe trabalhadora, em que o capital constitui uma espécie de “aristocracia operária” para intensificar suas desumanizações contra os seres humanos racializados. Por fim, justifica-se o protagonismo das táticas combativas do racismo no contexto da predominância do capital mais fetichizado plasmado na história. A pesquisa tem como fundamento a teoria marxiana e as contribuições contrapostas ao racismo desenvolvidas por autores como Eric Williams, René Depestre, Augusto Buonicore, Demétrio Magnoli e Keeanga-Yamahtta Taylor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Lyra Lima Félix, Universidade Federal de Alagoas - Maceió, Alagoas, Brasil

Possui pós-doutorado (em andamento), doutorado, mestrado e graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas - Campus A.C. Simões. Participa do grupo de pesquisa sobre Reprodução Social, atuando na linha de pesquisa Fundamentos da Sociabilidade Humana, Questão Social e Serviço Social, Reprodução Social e Processos de Trabalho. E-mail: tatianalyra@yahoo.com.br

Artur Bispo dos Santos Neto, Universidade Federal de Alagoas - Maceió, Alagoas, Brasil

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (1993), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2007) e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atua como professor Associado III na Universidade Federal de Alagoas, nos cursos de Filosofia e Serviço Social. É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas. E-mail: artur.neto@ichca.ufal.br

Referências

BLACK, Edwin. As horríveis raízes americanas da eugenia nazista. https://historynewsnetwork.org/article/1796.

BOUNICORE, Augusto C. Reflexões sobre o marxismo e a questão racial. Revista Espaço Acadêmico, nº 51, agosto 2005. http://www.espacoacademico.com.br/051/51buonicore.htm.

DEPESTRE, René. Bom dia e adeus à negritude. Tradução: Maria Nazareth Fonseca Ivan Cupertino. http://www.ufrgs.br/cdrom/depestre/depestre.pdf.

FOÉ, Nkolo. A questão do negro no mundo moderno. Sankofa: Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana, ano IV, n. 8, dez. 2011. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2011.88812

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. A razão na história: introdução à filosofia da história universal. Trad. Artur Mourão. Lisboa: Edições 70, 1995.

HOBSBAWM, Eric. Lenin e a “aristocracia operária”. http://acomuna.net/index.php/contra-corrente/4542-lenine-e-a-aristocracia-operaria-por-eric-eric-hobsbawn.

LALANDE, André. Vocabulário técnico e crítico da Filosofia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

LANGER, Johnni. Civilizações perdidas no continente negro: o imaginário arqueológico sobre a África. MNEME – Revista de Humanidades. V. 7. N. 14, fev./mar. de 2005 – Semestral. www.cerescaico.ufrn.br/mneme.

MAGNOLI, Demétrio. Uma gota de sangue: história do pensamento racial. São Paulo, Contexto, 2009.

MAMADOU BA. O racismo começa onde acaba a cultura. Parte II. http://www.contramare.net/site/pt/does-racism-start-where-culture-ends-part-ii/.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos de 1844. Trad. Maria Antonia Pacheco. Lisboa: Avante, 1993.

MIKHAH, Yosef. Socios en el crimen: el gran capital de EE.UU. y los nazis. Julio de 2003. http://www.rebelion.org/hemeroteca/imperio/030708mikhah.htm.

NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

ROTH, Philip. Complô contra a América. Trad. Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

TAYLOR, Keeanga-Yamahtta. Raça, classe e marxismo. Tradução de Maíra Mee e revisão técnica de Deivison Mendes Faustino; Revista Outubro, n. 31, 2º semestre de 2018. http://outubrorevista.com.br/wp-content/uploads/2019/01/07_Keeanga-Yamahtta-Taylor.pdf.

VIANA, Nildo. Capitalismo e Racismo. In. Capitalismo e Questão Racial. Cleito Pereira e Nildo Viana (Orgs.). Rio de Janeiro, Corifeu, 2009.

WILLIAMS, Eric. Capitalismo e escravidão. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Félix, T. L. L., & dos Santos Neto, A. B. (2022). O Racismo como ideologia do capital monopolista. ODEERE, 7(2), 5-18. https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.11049