Colonialidade, relações étnico-raciais e o ensino de Geografia: reflexões a partir das epistemes decoloniais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.11088

Palavras-chave:

Antirracismo, Decolonialidade, Ensino de Geografia, Lei 10639/03

Resumo

Todas as dimensões do ensino de geografia contribuem para a construção de referenciais de leitura do mundo, conferem poder a indivíduos e grupos em suas interações e relações, do mesmo modo que os posiciona, tanto do ponto de vista geográfico quanto social. A Geografia tem, portanto, na perspectiva de Santos (2009), relação direta com a constituição da ideia de raça e com a instauração de formas de relações raciais. Neste artigo tem-se como objetivo identificar como as dimensões das colonialidades, ou seja, a colonialidade o poder, do saber e do ser se reproduzem do ensino de Geografia na interface com as relações étnico-raciais e, ao mesmo tempo, analisar como as epistemes decoloniais e a perspectiva de educação antirracista, em conformidade com a lei 10.639/2003, interpelam os processos de racialização e produção do conhecimento acerca das relações étnico-raciais no ensino de Geografia.

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Biografia do Autor

José Valdir Jesus de Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da conquista, Bahia, Brasil

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Graduação em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Professor Titular, com dedicação exclusiva, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Campus de Vitória da Conquista, onde atua como professor na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (mestrado acadêmico), Programa de Pós-Graduação em Ensino (mestrado acadêmico) e Programa de Pós-Graduação em Ensino (Doutorado em ENSINO da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Etnicidades, Relações Raciais e Educação - CNPQ/UESB e Grupo de Pesquisa em Interculturalidades e Educação: experiências entre os Povos indígenas da Bahia - CNPQ/UESB. em experiência na área de Etnologia indígena, educação escolar indígena, antropologia e educação, antropologia da criança, sociologia da infância, relações étnicas, educação e relações étnico-raciais, sociologia das relações raciais, decolonialidade e educaçãoa sobre etnologia indígena; antropologia e Educação; relações. étnico-raciais; educação escolar indígena, antropologia da criança. E-mail: santanavaldao@yahoo.com.br

Vilmar Joaquim dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Bahia, Brasil

 Mestrando em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - PPGEn. - Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. - Pós Graduado em Metodologia do Ensino de História e Geografia. - Pós Graduando em Geografia Regional do Brasil. - Membro do Grupo de Pesquisa em Etnicidades, Relações Raciais e Educação. - Membro do Grupo de Estudos e pesquisas em Educação do Campo. Atuações: - Professor do Ensino Técnico Integrado em Agroecologia do IF Baiano - Campus de Alagoinhas, ministrando a disciplina de Geografia. - Professor do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da COEDUC (Colégio Interativo), atuando com as disciplinas de Geografia e Artes.(2021) - Professor do Programa "Universidade para Todos" do Governo do Estado da Bahia, voltados para estudantes concluintes do Ensino Médio da rede pública. (2015-2016 / 2020-2021) - Professor EBTT do Instituto Federal Baiano, com atuação em nível técnico integrado em Agropecuária e no curso de Graduação em Geografia, ministrando disciplina de Geografia Rural, Organização do Espaço Mundial e Organização do Espaço Brasileiro. - Bolsista do curso enquadrante na modalidade EAD, que faz parte das ações do Programa Universidade Aberta do Brasil - UAB / CAPES / MEC, desenvolvido pela SUPERITÊNDÊNCIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - SEAD em parceria com a Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal da Bahia. E-mail: vilmarsts@hotmail.com

Maria de Fátima de Andrade Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Itapetinga, Bahia, Brasil

Possui Pós-Doutorado em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos, pelo Centro de Estudos Afro-Orientais, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019), Doutorado em Educação ((2003) e Mestrado em Educação pela UFBA (1999). Graduação em Pedagogia pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro (1987), graduação em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1995). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, do curso de Pedagogia (2001 aos dias atuais). Atuou como Docente Permanente e orientadora no Mestrado em Ciências Ambientais, Campus de Itapetinga -BA (2011-2017). Atualmente é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino - RENOEN, do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino, PPGEN, Campus de Vitória da Conquista e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade - PPGREC, Campus de Jequié, UESB e do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Relações Étnicoculturais e Diversidade (UESB). Coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão Gestão em Educação e Estudos Transdisciplinares (NUGEET) e da Rede de Pesquisa Representações, Discursos e Violência na Escola - olhar, pensar e agir sobre a formação de valores, atitudes e permanência do aluno na sala de aula (UESB/FAPESB/CNPq), desde 2014 aos dias atuais. Linhas de atuação em pesquisa: Diversidade, Ética e Direitos Humanos; Responsabilidade Social, Diversidade e Meio Ambiente; Violência na Escola; Ensino, linguagens e diversidades; etnicidade, memória e representação; Estudos nas temáticas: relações étnico-raciais; Gênero e meio ambiente; responsabilidade social e violência na escola e social (urbana), Etnicidade, (Contra)mestiçagem e Relações afroindígenas. E-mail: mfatimauesb@hotmail.com

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

de Santana, J. V. J., dos Santos, V. J., & Ferreira, M. de F. de A. (2022). Colonialidade, relações étnico-raciais e o ensino de Geografia: reflexões a partir das epistemes decoloniais. ODEERE, 7(2), 71-92. https://doi.org/10.22481/odeere.v7i2.11088