A educação das relações étnico-raciais no currículo praticado em uma escola no campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11207

Palavras-chave:

Currículo, Educação no campo, Prática Pedagógica, Relações Étnico-Raciais

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as relações étnico-raciais no currículo de uma escola do campo. O objetivo foi identificar de que forma conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana são trabalhados pelos professores das disciplinas de Língua Portuguesa, História, Ciências e Artes da Escola Municipal Margarida Maria Alves, localizada na cidade de Amargosa-Ba. Para a produção dos dados, realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso utilizando a entrevista semiestruturada.  Os dados foram organizados segundo a técnica de análise de conteúdo e permitem apontar que as práticas pedagógicas dos professores apresentam indícios de uma educação intercultural para os estudantes camponeses.

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Biografia do Autor

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e dos Programas de Pós-graduação e Ensino (PPGEn) e Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC). E-mail: dodoeugenio@gmail.com

Catiana Nery Leal, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil

Licenciada em Educação Física (UFRB). Mestra em Relações Étnicas e Contemporaneidade (UESB). E-mail: catiananery@gmail.com

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Eugenio, B., & Leal, C. N. (2022). A educação das relações étnico-raciais no currículo praticado em uma escola no campo. ODEERE, 7(3), 167-180. https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11207