A educação das relações étnico-raciais no currículo praticado em uma escola no campo
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11207Palavras-chave:
Currículo, Educação no campo, Prática Pedagógica, Relações Étnico-RaciaisResumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as relações étnico-raciais no currículo de uma escola do campo. O objetivo foi identificar de que forma conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana são trabalhados pelos professores das disciplinas de Língua Portuguesa, História, Ciências e Artes da Escola Municipal Margarida Maria Alves, localizada na cidade de Amargosa-Ba. Para a produção dos dados, realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso utilizando a entrevista semiestruturada. Os dados foram organizados segundo a técnica de análise de conteúdo e permitem apontar que as práticas pedagógicas dos professores apresentam indícios de uma educação intercultural para os estudantes camponeses.
Downloads
Referências
APPLE, Michael W. Conhecimento Oficial: a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis: Vozes, 1999.
APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
ARROYO, Miguel Gonzalez. Políticas de formação de educadores (as) do campo. Cadernos Cedes, Campinas, v. 27, n. 72, p. 157-176, maio 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v27n72/a04v2772.pdf. Acesso em: 21 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-32622007000200004
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 70. ed. Lisboa: Persona, 1977.
BAHIA. Prefeitura Municipal de Amargosa. História da cidade de Amargosa - Ba. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/amargosa/histórico. Acesso em: 21 mar. de 2021.
BAHIA. Prefeitura Municipal de Amargosa. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/amargosa/historico. Acesso em: 25 de out. de 2021.
BATISTA NETO, J.; SANTIAGO, E. (Org.). Prática Pedagógica e Formação de Professores: João Francisco de Souza. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004. Disponível em: https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q Acesso em: 01 fev. de 2021.
CANDAU, Vera Maria. Ensinar- aprender: desafios atuais da profissão docente. Revista Cocar, Belém, v. 0, n. 2, p. 298-318, dez. 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/download/51971/38773. Acesso em: 20 abr. 2021.
EUGÊNIO, Benedito G. O currículo na educação de jovens e adultos: entre o formal e o cotidiano em uma escola municipal de Belo Horizonte. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.
EUGÊNIO, Benedito G. Políticas curriculares para o ensino médio no estado da Bahia: permeabilidades entre contextos e a cultura da escola. 200f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. DOI: https://doi.org/10.47749/t/unicamp.2009.469618
EUGÊNIO, Benedito G. et al. Currículo e Relações Étnico-raciais: a Implementação da Disciplina “História da Cultura Afro-brasileira “no Município de Jequié/Bahia. Revista E-Curriculum, Jequié-Ba, v. 14, n. 04, p. 1288-1309, dez. 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/29569/21864 Acesso em: 25 nov. de 2021.
EUGÊNIO, Benedito G. et al. Formação docente e relações étnico-raciais nas narrativas de professoras dos anos iniciais. In: SCHUTZ, Jenerton A. et al. Fazeres docentes na pluralidade de contextos. Santo Ângelo: Metrics, 2021. Disponível em: https://editorametrics.com.br/livro/fazeres-educacionais-na-pluralidade-de-contextos. Acesso em:12 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.46550/978-65-89700-79-1
GOMES, Nilma L. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 167-182, jan./jun. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022003000100012
GOMES, Nilma Lino. Um olhar das fronteiras: educação e relações raciais. 1. ed.1. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia Decolonial e Educação Antirracista e Intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 01, p. 15-40, abr. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-46982010000100002
TORRES, Denise Xavier. Concepções de avaliação da aprendizagem de professoras que atuam em escolas situadas em áreas rurais. 2013. 246 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
SACRISTÁN, José Gimeno. O Currículo: Uma Reflexão sobre a Prática. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. 4. ed. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Critica de Ciências Sociais, 2002. DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.1285
SANTIAGO,” O meu cabelo é assim... igualzinho o da bruxa, todo armado”:hierarquização e racialização das crianças pequenininhas negras na educação infantil. 2014. 127f. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2014. DOI: https://doi.org/10.47749/t/unicamp.2014.936043
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.