Trajetória e meandros da Educação Escolar Indígena em países colonizados por Espanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11223

Palavras-chave:

Assimilação, Colonização, Educação Escolar Indígena, Educação Indígena, Retomada

Resumo

A Espanha foi uma das maiores “colonizadoras” em todo o mundo, e sua chegada em terras estrangeiras provocou um grande choque na educação dos indígenas, iniciando-se uma nova etapa na “educação” dos povos originários. Neste sentido, este artigo pretende apresentar um estudo sobre a trajetória da Educação Escolar Indígena (EEI) em seis países colonizados pela Espanha. A partir de um estudo bibliográfico, foi feito um recorte histórico da EEI, desde a chegada das missões religiosas e imposições culturais aos povos originários até o momento de [re]apropriação educacional. O estudo ressalta o protagonismo dos povos originários em relação ao movimento de retomada da EEI para fins de promoção da sua cultura e seus conhecimentos tradicionais.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Vilarim, Universidade de Coimbra, Portugal

Paulo Roberto Vilarim é Professor de Física do Instituto Federal (IFMS). Bacharel em física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Licenciado em física pela Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), Mestre em Física da Matéria condensada pela UEM e Doutorando em História da Ciência e Educação Científica pela Universidade de Coimbra (UC). CFisUC - Centro de Física da Universidade de Coimbra. E-mail: paulo.vilarim@ifms.edu.br

Décio Ruivo Martins, Universidade de Coimbra, Portugal

Décio Ruivo Martins tem Doutoramento em História e Ensino da Física pela Universidade de Coimbra. Tem diversos trabalhos publicados sobre História da Ciência e Etnociência. Pertenceu à Comissão científica do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. É coordenador do Curso de Doutoramento em História das Ciências e Educação Científica da Universidade de Coimbra. CFisUC - Centro de Física da Universidade de Coimbra. E-mail: decio@uc.pt

Sérgio Paulo Jorge Rodrigues, Universidade de Coimbra, Portugal

Sérgio Paulo Jorge Rodrigues tem doutorado em química e professor da Universidade de Coimbra. A sua área de investigação é a química teórica e computacional e as suas aplicações em química ambiental, astroquímica e química medicinal. Tem também interesse pelo ensino e história da química, assim como pela divulgação e comunicação de ciência. Universidade de Coimbra, CQC, Departamento de Química. E-mail: spjrodrigues@gmail.com

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Vilarim, P. R., Martins, D. R., & Rodrigues, S. P. J. . (2022). Trajetória e meandros da Educação Escolar Indígena em países colonizados por Espanha. ODEERE, 7(3), 140-166. https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11223