Potencialidades da Educação Intercultural na Aldeia Muã Mimatxi
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11259Palavras-chave:
Educação, Educação Intercultural, Escola Indígena, Povo PataxóResumo
Este artigo buscou problematizar dados de uma pesquisa de viés socioantropológico, realizada em uma comunidade indígena Pataxó localizada na cidade de Itapecerica- MG, acerca da educação intercultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a revisão de literatura, entrevistas narrativas, bem como análise documental como método de pesquisa. Apoiando em estudos sobre interculturalidade, e em uma coletânea das histórias indígenas contadas na comunidade em questão, foi possível entrecruzar as vozes da comunidade indígena, constatando que a educação intercultural é uma maneira de legitimar direitos às minorias indígenas e um modo de fortalecer suas tradições culturais. Através das histórias indígenas e de outras ferramentas educativas utilizadas na escola da aldeia Muã Mimatxi, a comunidade indígena se mostra como agente ciente da própria educação, em diálogo constante com outros conhecimentos e tradições, a fim de construir seus projetos de futuro.
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