Potencialidades da Educação Intercultural na Aldeia Muã Mimatxi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11259

Palavras-chave:

Educação, Educação Intercultural, Escola Indígena, Povo Pataxó

Resumo

Este artigo buscou problematizar dados de uma pesquisa de viés socioantropológico, realizada em uma comunidade indígena Pataxó localizada na cidade de Itapecerica- MG, acerca da educação intercultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a revisão de literatura, entrevistas narrativas, bem como análise documental como método de pesquisa. Apoiando em estudos sobre interculturalidade, e em uma coletânea das histórias indígenas contadas na comunidade em questão, foi possível entrecruzar as vozes da comunidade indígena, constatando que a educação intercultural é uma maneira de legitimar direitos às minorias indígenas e um modo de fortalecer suas tradições culturais. Através das histórias indígenas e de outras ferramentas educativas utilizadas na escola da aldeia Muã Mimatxi, a comunidade indígena se mostra como agente ciente da própria educação, em diálogo constante com outros conhecimentos e tradições, a fim de construir seus projetos de futuro.

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Biografia do Autor

Maria Regina Lins Brandão Veas, Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais. E-mail: mlins477@yahoo.com

Karla Cunha Pádua, Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Pós-Doc pela Universidade de Lisboa, e pela Universidade Federal de Ouro Preto. É professora de Sociologia na Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Minas Gerais, e do quadro permanente do Programa de Pós Graduação. É sócia da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), na categoria colaboradora. E-mail: kcpadua@yahoo.com.br

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Veas, M. R. L. B., & Pádua, K. C. (2022). Potencialidades da Educação Intercultural na Aldeia Muã Mimatxi. ODEERE, 7(3), 45-63. https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11259