Escola Pẽptykre Parkatêjê: saberes dialogados a partir das pinturas Gavião

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11536

Palavras-chave:

Currículo, Educação Escolar Indígena, Terra Indígena Mãe Maria

Resumo

Este trabalho é parte da pesquisa que vem sendo realizada a partir de um olhar sobre o cotidiano da Escola Estadual Indígena de Educação Infantil, Fundamental e Médio Pptykre Parkatêjê, tem como objetivo trazer a experiência curricular dessa escola, articulada com dinâmica do povo Parkatêjê que habita a Terra Indígena Mãe Maria, no município de Bom Jesus do Tocantins, numa área que denominamos como o etnoterritório Gavião. Neste sentido, o trabalho traz reflexões e análise da metodologia desenvolvida no currículo em movimento, como também nas ações que são desencadeadas ao longo do ano por meio do calendário cerimonial da aldeia.

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Biografia do Autor

Elizete de Lima Queiroz, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil

Elizete de Lima Queiroz, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA. Docente na Escola Estadual Indígena Pẽptỳkre Parkatêjê - Secretaria Estadual de Educação do Pará (SEDUC-PA). Membro do GPTIE – Grupo de Pesquisa Territórios Indígenas e Etnoenvolvimento. E-mail: elizete.queiroz@unifesspa.edu.br

Ribamar Ribeiro Júnior, Instituto Federal do Pará, Brasil

Ribamar Ribeiro Júnior, Doutor em Antropologia (UFMG), Mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA_UNIFESSPA), Professor do Campus Rural de Marabá (IFPA/CRMB) Coordenador do GPTIE – Grupo de Pesquisa Territórios Indígenas e Etnoenvolvimento. E-mail: ribamar.sociologo.ifpa.edu.br

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Queiroz, E. de L., & Ribeiro Júnior, R. (2022). Escola Pẽptykre Parkatêjê: saberes dialogados a partir das pinturas Gavião. ODEERE, 7(3), 64-86. https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11536