“Inteirando” a Língua: O Patxohã e suas paisagens híbridas no Território Kaí-Pequi (Comexatiba)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11555

Palavras-chave:

Língua Patxohã, Linguística Queer, Povo Pataxó

Resumo

O presente texto faz parte de reflexões com o Povo Pataxó do Território Indígena Kaí-Pequi, na proposição de diálogos sobre Currículo, Cultura, Diferença, Educação Escolar Indígena e Revitalização Linguística. Os diálogos aqui apresentados fazem parte de extratos da tese de doutorado em educação, intitulada Paisagens e Fluxos Curriculares Pataxó: processos de hibridização e biopolítica, defendida na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e em pesquisas realizadas no Programa de Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN-UFRJ). O texto opera com referenciais pós-estruturais e pós-coloniais, numa tentativa de diálogo entre as Línguas Indígenas e a linguística queer. As considerações apontadas no texto operam como inconclusas, onde as experiências Pataxó de revitalização linguística são lidas como fluxos de paisagens e fluxos curriculares, que podem contribuir na descontrução de aparelhamentos culturais e linguísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo de Tássio Borges Silva, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Possui graduação em Pedagogia: Docência e Gestão dos Processos Educativos pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe- UFS, Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas pelo Museu Nacional - UFRJ e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPED/UERJ. Fez o Pós-Doutorado no ProPED/UERJ com a supervisão de Elizabeth Macedo. E-mail: paulodetassiosilva@yahoo.com.br

Referências

APPADURAI, Arjun. Dimensões Culturais da Globalização: a modernidade sem peias. Lisboa: Editorial Teorema LTDA, 2004 (Trad. Telma Costa).

BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, (trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves), 2013.

BOMFIM, Anari Braz. Patxohã: o processo da língua Pataxó no tempo presente. In.: SANTOS, Jocélio Teles dos (Org.). Discutindo Etnicidades: alimentação, afro-religiosidade, percursos intelectuais negros, política linguística e adornos corporais indígenas. Salvador: EDUFBA, 2014.

BORBA, Rodrigo. Linguística Queer: uma perspectiva pós-identitária para os estudos da linguagem. In.: Revista Entrelinhas, v. 9, n. 1, Jan./Jun., 2015.

CANCELA, Francisco. Uma barreira contra os perigos do sertão do Monte Pascoal: a criação da vila do Prado, os índios Pataxó e a ressignificação das relações de contato (1764-1820). In: CAETANO DA SILVA, J. L. (Org.); CARVALHO, M. R. G. (Org.); AGOSTINHO, P. (Org.); ROCHA, A. N. (Org.); LIMA, A. V. (Org.); BIERBAUM, B. (Org.); LOUKOTKA, C (Org.); SANTOS, C. S. (Org.); GAYER, C. C. (Org.); CANCELA, F. (Org.); GROSSI, G. (Org.) Tradições étnicas entre os Pataxó no Monte Pascoal: subsídios para uma educação diferenciada e práticas sustentáveis. 1ed.Vitória da Conquista: Edições UESB, 2008, v. 1, p. 598-616.

CARVALHO, Maria do Rosário. O Monte Pascoal, os índios Pataxó e a luta pelo reconhecimento étnico. Caderno CRH, Salvador, v.22, n.57, p.507-521. Set/Dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-49792009000300006

EMMERICH, Charlotte; MONSERRAT, Ruth. Sobre os Aimorés, Krens e Botocudos: novas linguísticas. In: Boletim do Museu do Índio, Antropologia, nº. 3, Rio de Janeiro, 1975.

GRÜNEWALD, Rodrigo de Azeredo. Os “Índios do Descobrimento”: tradição e turismo. Rio de Janeiro: UFRJ/MN-PPGAS, 1999 (Tese de Doutorado em Antropologia).

GRUPO DE PESQUISA PATAXÓ. Língua Pataxó. Coroa Vermelha, 2004.

JUKUNÃ (Denilta Pataxó). Areneá Patxohã: O Ensino do Patxohã na Escola Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê- Aldeia Tibá. Secretaria de Educação do Estado da Bahia, 2011.

OLIVEIRA, Cristiane Maria de; SILVA, Paulo de Tássio Borges da. Voos na Sabedoria: o ensino do Patxohã na Escola Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê. In: ZAPAROLI, Witembergue Gomes. A Educação entre Indígenas. Imperatriz: Editora Ética, 2017.

OLIVEIRA, Cornélio Vieira de. Barra Velha: o último refúgio. Londrina: A N. Impressora, 1985.

RIBEIRO, Darcy. Os Índios e a Civilização. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1986.

SILVA, Paulo de Tássio Borges da. A Educação Escolar Indígena no Processo de Revitalização Cultural Pataxó na Escola Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê. Teixeira de Freitas: Universidade do Estado da Bahia – UNEB, 2009. (Monografia de Graduação).

SILVA, Paulo de Tássio Borges da. Hãmyá Kitoko Pataxó: trabalho, sociabilidades e agenciamentos entre as crianças Pataxó do Território Kaí-Pequi. Itapetinga: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UNEB, 2013. (Monografia de Especialização em Ed. Infantil).

SILVA, Paulo de Tássio Borges da. As Relações de Interculturalidade entre Conhecimento Científico e Conhecimentos Tradicionais na Escola Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2014.

SILVA, Paulo de Tássio Borges da. Paisagens e Fluxos Curriculares Pataxó: processos de hibridização e biopolítica. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Proped/UERJ, 2019 (Tese de Doutorado em Educação).

TEMPESTA, Giovanna Acácia; SOTTO-MAIOR, Leila Bunger. Relatório de fundamentação antropológica: GT de revisão de limites de Barra Velha e identificação de Corumbauzinho. Brasília, 2005.

VALLE, Cláudia Neto do. Sou Brasileiro, Baiano, Pataxó. São Paulo: PUC-SP, 2000. (Dissertação de Mestrado).

WIED-NEUWIED, Maximiliano. Viagem ao Brasil. Belo Horizonte, Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1989.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Silva, P. de T. B. (2022). “Inteirando” a Língua: O Patxohã e suas paisagens híbridas no Território Kaí-Pequi (Comexatiba). ODEERE, 7(3), 07-24. https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11555