Da Aldeia à Academia, da Academia à Aldeia: os desafios da Universidade frente às demandas dos Povos Originários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11593

Palavras-chave:

Educação indígena, Linguagem, Políticas educacionais

Resumo

Este artigo é fruto de experiências no ensino superior envolvendo orientações de pesquisas científicas com estudantes indígenas. O objetivo do artigo é problematizar os alcances do fazer ciência com estudantes indígenas, seguindo os moldes acadêmicos tradicionais. As reflexões partem da hipótese de que a linguagem é o dispositivo limiar tanto para emancipação quanto para a continuidade de uma exclusão para com estudantes indígenas. Fundamentado em diferentes documentos e pesquisas sobre o tema, o artigo discute sobre as dificuldades dos estudantes indígenas para assimilar os ritos acadêmicos, ao mesmo tempo em que indaga sobre o compartilhamento de conhecimentos entre a universidade e populações indígenas, frente às demandas que garantirão a dignidade e sobrevivência dos povos originários.

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Biografia do Autor

Claudecir dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul, Brasil

É professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS, 2014) e integra o Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação (Linha 1 Políticas Educacionais), e o Curso de Graduação em Ciências Sociais (UFFS), campus Chapecó. Possui Graduação em Filosofia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2002); Graduação em Sociologia pela Universidade Comunitária Da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2014); Pós-graduação lato sensu em Ética e Filosofia Política pela Universidade Comunitária Da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2004); Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009); Doutorado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio Dos Sinos - UNISINOS (2013); e Pós-doutorado em Educação Comparada, desenvolvido junto ao Grupo de Investigación (GIR) de Educación Comparada Y Políticas Educacionais (ECPES) da Universidade de Salamanca - USAL, Espanha (2020), sob a orientação do Professor Dr. Leoncio Vega Gil.

Maria Silvia Cristofoli , Universidade Federal da Fronteira Sul, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora adjunta na área de política educacional e legislação do ensino na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim/RS., e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Educação) PPGE/UFFS campus Chapecó. E-mail: mscristofoli@uffs.edu.br

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

dos Santos, C., & Cristofoli , M. S. C. . (2022). Da Aldeia à Academia, da Academia à Aldeia: os desafios da Universidade frente às demandas dos Povos Originários. ODEERE, 7(3), 25-44. https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11593