Da Aldeia à Academia, da Academia à Aldeia: os desafios da Universidade frente às demandas dos Povos Originários
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11593Palavras-chave:
Educação indígena, Linguagem, Políticas educacionaisResumo
Este artigo é fruto de experiências no ensino superior envolvendo orientações de pesquisas científicas com estudantes indígenas. O objetivo do artigo é problematizar os alcances do fazer ciência com estudantes indígenas, seguindo os moldes acadêmicos tradicionais. As reflexões partem da hipótese de que a linguagem é o dispositivo limiar tanto para emancipação quanto para a continuidade de uma exclusão para com estudantes indígenas. Fundamentado em diferentes documentos e pesquisas sobre o tema, o artigo discute sobre as dificuldades dos estudantes indígenas para assimilar os ritos acadêmicos, ao mesmo tempo em que indaga sobre o compartilhamento de conhecimentos entre a universidade e populações indígenas, frente às demandas que garantirão a dignidade e sobrevivência dos povos originários.
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Referências
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