Escolas e professores indígenas: Reflexões sobre a formação e o uso das línguas indígenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11597

Palavras-chave:

Escola Indígena, Formação de professores indígenas, Língua indígena

Resumo

O texto apresenta uma discussão sobre como a formação de professores indígenas se articula com a escola para refletir sobre a língua própria e seus espaços de uso, bem como o ensino da língua portuguesa como segunda língua. As reflexões são resultado de trabalhos realizados no curso de Pedagogia Intercultural Indígena durante as disciplinas do componente Estágio Supervisionado. As análises nos levam a afirmar a importância de a formação garantir espaços de discussão sobre a língua própria pelos professores indígenas e a pesquisa nas suas aldeias sobre a questão. Outro ponto relevante é dedicar um espaço significativo para essas questões na proposta formativa e que dialogue com os projetos societários desses povos.

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Biografia do Autor

Célia Aparecida Bettiol, Universidade do Estado do Amazonas, Brasil

Graduada em Pedagogia, mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e doutora em educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Coordenadora do Núcleo de Assuntos Indígenas da Esola Normal Superior da UEA  e do Curso Pedagogia Intercultural Indígena. É docente da Pós Graduação (PPGED/UEA) . Pesquisa sobre formação de professores indígenas, educação escolar indígena e interculturalidade. E-mail: caparecida@uea.edu.br

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Bettiol, C. A. (2022). Escolas e professores indígenas: Reflexões sobre a formação e o uso das línguas indígenas. ODEERE, 7(3), 87-101. https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11597