Descolonizando telas: o FESPACO e os primeiros tempos do cinema africano

Autores

  • Janaina Perreira de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v0i1.1533

Palavras-chave:

Cinema Africano, Fespaco, história da África

Resumo

Criado em 1969, o Festival Pan-africano de Cinema e Televisão de Ouagadougou, o Fespaco, é parte fundamental na história do cinema africano. Os elementos que compõem sua história têm servido a cineastas, curadores, pesquisadores e estudiosos da temática tanto como um termômetro de tendências cinematográficas quanto de direcionamento das políticas de cultura presentes dos caminhos do cinema continente. Mais ainda, sua história se conecta diretamente com os acontecimentos e debates no âmbito das políticas do continente. O presente artigo  apresenta alguns dos elementos que entrelaçam o desenvolvimento do cinema africano à história do Fespaco, no intuito de montar não só um panorama histórico do Festival mas também fornecer meios para a compreensão do cenário de desenvolvimento da produção de filmes na África.

Palavras-chave: Cinema Africano, Fespaco, história da África.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAMBA, Mohamed. MELEIRO, Alessandra (Orgs.). Filmes da África e da diáspora. Objetos de Discursos. Salvador: EdUFBA, 2012.

BAKARI, Imruh. CHAM, Mbye. African experiences of Cinema. Londres: British Film Institute, 1996. BARLET, Olivier. Les Cinémas d'Afrique noire : le regard en question. Paris: L'Harmattan, 1996.

.“Femmes et Hommes dans le cinéma d’Afrique Noir”. Disponível em http://www.africultures.com/php/index.php?nav=article&no=1738 Acessado em 10/10/2013.

CHAM, Mbye “Film and history in Africa: a critical survey of current trends and tendencies”. Disponível em http://www.africanfilmny.org/2011/film-and-history-in-africa-a-critical-survey-of- current-trends-and-tendencies/ (acessado 20 de agosto de 2015)

CHAUVIN, Stéphanie. “Le cinéma colonial et l’Afrique 1895-1962”. Vingtième Siècle. Revue d'histoire, No. 43 (Jul. - Sep., 1994), pp. 143-144. https://doi.org/10.2307/3771517

DIAWARA, Manthia. African Cinema: politics and culture. Indiana University Press, 1992.

DIAWARA, Manthia. DIAKHATÉ, Lydie. Cinema Africano. Novas formas Estéticas e Políticas. Lisboa: Sextante/Porto Editora, 2011.

DOVEY, Lindiwe. Curating Africa in the Age of Film Festivals. Nova York: Palgrave Macmilla, 2015. Edição Kindle.

DUPRÉ, Colin. Le Fespaco, une affaire d’État(s). Festival Panafricaine de Cinéma et Télévision de Ouagadougou (1969-2009). Paris : L’Harmattan, 2009.

RUELLE, Catherine, TAPSOBA, Clement (Orgs). Afriques 50: Singularités d’un cinéma pluriel. Paris: L’Harmattan, 2005.

MEDJIGBODO, Nicole. “Afrique cinématographiée, Afrique cinématographique”. Canadian Journal of African Studies / Revue Canadienne des Études Africaines, Vol. 13, No. 3 (1980), pp. 371-387. https://doi.org/10.1080/00083968.1980.10803784

MELEIRO, Alessandra (org). Cinema no Mundo: indústria política e mercado. Vol. 1: África. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.

ROUCH, Jean. “Situation et tendances du cinéma en Afrique”. UNESCO. Premier catalogue sélectif international de films ethnographiques sur l'Afrique noire. Paris: Le Presse Saint Augustin, 1967, pp. 374-406.

SANOGO, Aboubakar. “In Focus: Studying African Cinema and Media Today”. Cinema Journal, vol. 54, no. 2, 2015, pp. 114-119.

SHOHAT, Ella, STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac&Naify, 2006.

SHERZER, Dina (ed.). Cinema, Colonialism e Post Colonialism: perspectives from the French and Francophone world. Austin: University of Texas Press, 1996.

SWADOGO, Boukari. Les Cinémas Francophones Ouest-Africains (1990 – 2005). Paris: L’Harmattan, 2013.

UKADIKE, Frank Nwachukwu. Black African Cinema. California: University of California Press, 1944. Versão Kindle.

. Questioning African Cinema. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2002. Versão Kindle.

UNGAR, Steven. “Making Waves: René Vautier’s Afrique 50 and the emergence of the colonial cinema”. L’Esprit Créateur, Vol. 51, no. 3, 2011, pp.34-46. https://doi.org/10.1353/esp.2011.0032

Downloads

Publicado

2016-08-09

Como Citar

de Oliveira, J. P. (2016). Descolonizando telas: o FESPACO e os primeiros tempos do cinema africano. ODEERE, 1(1), 50-74. https://doi.org/10.22481/odeere.v0i1.1533