“Retornados ou os restos do Império”: um documentário para preservar a memória de Angola
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v0i1.1542Palavras-chave:
Angola, Documentário, Retornados, MemóriaResumo
A análise de depoimentos apresentados no documentário “Retornados ou os Restos do Império” permitirá observar as imagens que representam a África presentes na memória daqueles que saíram de Angola após o fim da guerra colonial e posterior independência. O exame de trechos do documentário permitirá refletir sobre as inúmeras possibilidades de análise no trabalho com uma obra fílmica, destacando a relação existente entre a película e o contexto em que foi produzida para a rememoração do evento que trouxe para Portugal milhares de pessoas que fugiam da guerra instalada entre os movimentos de libertação de Angola. O documento imagético em questão trabalha com as emoções dos depoentes e se utiliza de imagens que representam o motivo da saída de Angola, apresentando cenas que dialogam com o expectador sobre a memória que possuem do passado recente.
Palavras-chave: Angola, documentário, retornados, memória.
Downloads
Referências
CARDOSO, Dulce Maria, O Retorno, Rio de Janeiro, Tinta da China, 2012
CARVALHO, Ruy Duarte de. A câmara, a escrita e a coisa dita... fitas, textos e palestras. Lisboa: Cotovia, 2008.
CASTELO, Cláudia, O modo português de estar no mundo. O luso-tropicalismo e a ideologia colonial portuguesa (1933-1961), In O Mundo Continuará a Girar. Prémio Victor de Sá de História Contemporânea, 20 anos (1992-2011), Organização: Henrique Barreto Nunes, José Viriato Capela, Braga, 2011
CATROGA, Fernando. A representificação do ausente. In: Os passos do homem como restolho do tempo - memória e fim do fim da História. Coimbra: Almedina, 2009.
DACOSTA, Fernando. Os Retornados mudaram Portugal. Lisboa: Parsifal, 2013.
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 103-133.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990
NOVA, Cristiane. O cinema e o conhecimento da história. Olho da História: revista de história contemporânea. Salvador, UFBA, v. 2, n.3. p. 218-233, 1996.
PENAFRIA, Manuela, Análise de Filmes - conceitos e metodologia(s). Apresentado no VI Congresso SOPCOM, abril de 2009.
PENAFRIA, Manuela. O ponto de vista no filme documentário. Covilhã: Universidade da Beira do Interior, 2001.
PIÇARRA, Maria do Carmo. Cinema Império: o “fado tropical” na propaganda. In: Angola o nascimento de uma nação. Lisboa: Guerra e Paz, 2013.
ROSENTSTONE, Robert. A História nos filmes, os filmes na história. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.