Vivências de uma atividade docente sobre violência no espaço escolar no Curso de Extensão em Gênero, Raça e Diversidade Sexual/ ODEERE - UESB/BA
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v0i1.1546Palavras-chave:
Violência, Escola, DiferençasResumo
O relato de experiência a que este texto se refere provém do módulo intitulado Violência no Espaço Escolar, do Curso de Extensão em Gênero, Raça e Diversidade Sexual/ODEERE. A partir de temas que envolvem raça/etnia, gênero, e sexualidades, foram promovidos debates relacionados a preconceitos e discriminações que se manifestam no espaço escolar voltados para o racismo, sexismo e à homo-lesbo-bi-transfobia. O desenvolvimento da proposta didática pautou-se na abordagem qualitativa à luz da dialética, com o intuito de problematizar incômodos prescritos pelo poder hegemônico e de pensar alternativas de mudanças para a promoção de uma convivência respeitosa primando pela valorização das diferenças.
Palavras-chave: Violência. Escola. Diferenças.
Downloads
Referências
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes. 2014.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Pedagogia do armário: A normatividade em ação. Retratos da Escola: Revista semestral da escola de formação da CNTE (ESFORCE). Dossiê Educação e diversidade. – v. 7, n. 13, jul./dez. 2013. Brasília: CNTE, 2007. http://dx.doi.org/10.22420/rde.v7i13.320
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista.
Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. (org.) O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2 ed. Belo Horizonte. Autêntica, 2000.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições. V. 19, nº 2 (56) – maio/ago. 2008. https://doi.org/10.1590/s0103-73072008000200003
MISKOLCI, Richard. Sexualidade e orientação sexual. In: MISKOLCI, Richard. (org.) Marcas da diferença no ensino escolar. São Carlos: EDUFSCAR, 2010.
MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2014.
VIANNA, Cláudia Pereira. O sexo e o gênero da docência. In: Cadernos Pagu, Campinas, n. 17-18, p. 81-103, 2001-2002. https://doi.org/10.1590/s0104-83332002000100003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.