Heranças africanas e povos indígenas: novas linguagens para o ensino de história na Rede Anísio Teixeira - BA

Autores

  • Telma Gonçalves Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Valdineia Oliveira dos Santos Universidade Católica de Salvador

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v0i1.1547

Palavras-chave:

Audiovisual, Ensino de História, Legado Africano, Povos Indígenas

Resumo

O presente artigo aborda a produção audiovisual da Rede Anísio Teixeira, em especial os episódios Revolta dos Malês e Povos Indígenas, que fazem parte do programa Intervalo. A Rede Anísio Teixeira (Rede AT) é um ambiente de produção e compartilhamento de mídias de licença livre, possíveis de serem acessadas através do Ambiente Educacional Web. Este repositório de conteúdos digitais educativos tem como público alvo a comunidade escolar da rede pública. Os episódios Revolta dos Malês e Povos Indígenas fazem parte de um acervo de produções da TV AT, cujos temas são relacionados à História da Bahia. Estes produtos põem em destaque as dinâmicas socioculturais dos povos indígenas e da população negra do nosso estado. O objetivo desse artigo é discutir o papel dessas novas linguagens de ensino e aprendizagem na disciplina de História, bem como as possibilidades de aproximar as novas abordagens historiográficas da educação básica.

Palavras-chave: Audiovisual; Ensino de História; Legado Africano; Povos Indígenas.

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Santos, T. G., & dos Santos, V. O. (2016). Heranças africanas e povos indígenas: novas linguagens para o ensino de história na Rede Anísio Teixeira - BA. ODEERE, 1(1), 323-337. https://doi.org/10.22481/odeere.v0i1.1547