Heranças africanas e povos indígenas: novas linguagens para o ensino de história na Rede Anísio Teixeira - BA
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v0i1.1547Palavras-chave:
Audiovisual, Ensino de História, Legado Africano, Povos IndígenasResumo
O presente artigo aborda a produção audiovisual da Rede Anísio Teixeira, em especial os episódios Revolta dos Malês e Povos Indígenas, que fazem parte do programa Intervalo. A Rede Anísio Teixeira (Rede AT) é um ambiente de produção e compartilhamento de mídias de licença livre, possíveis de serem acessadas através do Ambiente Educacional Web. Este repositório de conteúdos digitais educativos tem como público alvo a comunidade escolar da rede pública. Os episódios Revolta dos Malês e Povos Indígenas fazem parte de um acervo de produções da TV AT, cujos temas são relacionados à História da Bahia. Estes produtos põem em destaque as dinâmicas socioculturais dos povos indígenas e da população negra do nosso estado. O objetivo desse artigo é discutir o papel dessas novas linguagens de ensino e aprendizagem na disciplina de História, bem como as possibilidades de aproximar as novas abordagens historiográficas da educação básica.
Palavras-chave: Audiovisual; Ensino de História; Legado Africano; Povos Indígenas.
Downloads
Referências
ANDRADE, Kelly Silva Prado. Trocadilhos Étnicos: A Política Indigenista, suas Resistências e Interpretações no Sul da Bahia (1926 – 1938). Dissertação de Mestrado em História. UFBA, Salvador, 2014.
FANAIA, João Edson de Aruda. História, Saber Acadêmico e Saber Escolar: Um Diálogo Possível? Coletâneas do nosso tempo, Rondonópolis - MT, v. VII, nº 8, p. 13 a 22, 2008
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: editora Papirus, 2003.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. São Paulo, editora Unicamp, 2003.
MARCIS, Teresinha. A integração dos Índios como Súditos do Rei de Portugal: uma Análise do Projeto, dos Autores e da Implementação na Capitania de Ilhéus, 1758-1822. Tese (Doutorado em História). UFBA, Salvador, 2013.
MIRANDA Sonia Regina; LUCA, Tânia Regina de. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História, no.48, vol.24, 2004. https://doi.org/10.1590/s0102-01882004000200006
NETO, José Alves de Freitas. A transversalidade e a Renovação no Ensino de História. KARNAL, Leandro (org.). História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Ed. Contexto, 2012.
RÊGO, Andre de Almeida. Trajetórias de Vidas Rotas: Terra, Trabalho e Identidade Indígena na Província da Bahia (1822-1862). Tese (Doutorado em História). UFBA, Salvador, 2014.
RUBIM, Antônio Albino Canela. A Contemporaneidade como idade mídia. Interface (Botucatu), nº 7, v.4, 2000, p.25-36. 2000. https://doi.org/10.1590/s1414-32832000000200003
SILVA, Ana Célia da. A representação social do negro no livro didático : o que mudou? Por que mudou? Salvador: EDUFBA, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.