“Zumbi-Exu” e outras questões identitárias em “a cabeça de zumbi”
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v3i3.1578Resumo
Este trabalho investiga a presença da figura de Zumbi dos Palmares no conto “A cabeça de Zumbi” (2009), de Alberto Mussa, buscando tanto compreender aspectos históricos e culturais nele presentes como explorar a associação entre a figura mítico-histórica de Zumbi e a do orixá Exu. Inicialmente, para situar e dimensionar a importância do herói de Palmares para a história do negro no Brasil e dimensionar a questão de nossa formação identitária, utilizamos pensamentos de Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Stuart Hall, entre outros. Em seguida, enfocamos o conto e a relação entre Zumbi e Exu, feita por Conceição Evaristo na apresentação do livro, aprofundando-a a partir de informações colhidas nas obras de Reginaldo Prandi, Roger Bastide e Vagner Gonçalves da Silva e de observações críticas feitas por Moema Augel.
Palavras-Chave: Exu, Identidade Cultural, Literatura Afro-Brasileira, Zumbi dos Palmares.
Downloads
Referências
ANDERSON, Robert. O mito de Zumbi: implicações culturais para o Brasil e para a diáspora africana. Afro-Ásia. Revista do Centro de Estudos AfroOrientais da Universidade Federal da Bahia, n. 17, 1996, p. 99-119.
ASSIS, Machado. Obra completa em quatro volumes. V. 3. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008.
AUGEL, Moema Parente. Os herdeiros de Zumbi: representação de Palmares e seus heróis na literatura afro-brasileira contemporânea. In: Literafro. Disponível em: http://150.164.100.248/literafro/. Consulta realizada em 10/03/2017.
BASTIDE, Roger. O candomblé da Bahia. Tradução Maria Isaura Pereira de Queiroz; revisão técnica Reginaldo Prandi. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
EVARISTO, Conceição. Questão de Pele Para Além da Pele. In: RUFFATO, Luiz (Org.). Questão de Pele. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2009, pág. 19-37.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 48ª Ed. São Paulo: Global, 2003.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro. DP&A 1997. HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. 26ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
MARTINON, Jean-Pierre. O mito da literatura. In: Atualidade do mito. Trad. Carlos Arthur R. Nascimento. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1977, pp. 121-134.
MUSSA, Alberto. A cabeça de Zumbi. In: RUFFATO, Luiz (Org.). Questão de Pele. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2009, pp. 185-194.
PRADO JR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 2003. PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. RUFFATO, Luiz (Org.). Questão de Pele. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2009.
SILVA, Vagner Gonçalves da Silva. Candomblé e umbanda. Caminhos da devoção brasileira. São Paulo: Ática, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.