Permanências de estereótipos étnico-raciais nos discursos e imagens de livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v3i3.1580Resumo
A pesquisa bibliográfica teve por objetivo analisar discursos e imagens sobre a História e Cultura Afro-Brasileiras, Africanas e Indígenas em coleções didáticas selecionadas pelo PNLD - Programa Nacional de Livro Didático. Mediante a investigação dos conteúdos das unidades temáticas dos livros e suas representações sobre o papel de brancos, negros, indígenas e mestiços para a construção da nação foi possível identificar mecanismos implícitos e explícitos da reprodução de valores da hegemonia européia e da perpetuação do mito da democracia racial. Desta forma, a diversidade étnico-racial, mesmo asse gurada pelas leis 10.639/03 e 11.645/08, continua a significar um desafio histórico quanto à implementação de uma educação para as relações étnico-raciais direcionada à valorização do pertencimento étnico-racial, ao passado de luta dos ancestrais africanos e indígenas e ao combate do racismo social e institucional.
Palavras-Chave: Diversidade Étnico-Racial, Livro Didático, Formação Docente, Racismo, Lei 10.639/03.
Downloads
Referências
ABRAMOWICZ, A.;RODRIGUES, T.C.; CRUZ, A.C.J. A diferença e a diversidade na educação. Dossiê Relações Raciais e Ação Afirmativa, Contemporânea, n. 2, p. 85-97, Jul.–Dez. 2011.
BEZERRA, H.G.; DE LUCA, T.R. “Em busca da qualidade PNLD História – 1996/2004. In: SPOSITO, M.E.B. (ORG.) Livros didáticos de História e Geografia: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.
BITTENCOURT, C. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2005.
BRASIL. Lei n.9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
COELHO, M.C. “A história, o índio e o livro didático: apontamentos para uma reflexão sobre o saber histórico escolar”. In: ROCHA, H.A.B.; REZNIK, L.; MAGALHÃES, M.S. (Orgs.) A história na escola: autores, livros e leituras. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2009.
CUNHA, M.C. Cultura com aspas. São Paulo: Cosac & Naify, 2009 - Guia de livros didáticos: PNLD 2013: História. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012. 360 p.
FUNARI, P.P; PIÑÓN, A. A temática indígena da escola. São Paulo: Contexto, 2014. HALL, S. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Minas Gerais: UFMG, 2003. MATTOS, R.A. História e cultura afro-brasileira. 2.ed.- São Paulo: Contexto, 2015.
MATTOS, H.; ABREU, M.; DANTAS, C.V.; MORAES, R. “Personagens negros e livros didáticos: reflexões sobre a ação política dos afrodescendentes e as representações da cultura brasileira”. In: ROCHA, H.A.B.; REZNIK, L.; MAGALHÃES, M.S. (Orgs.) A história na escola: autores, livros e leituras. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2009.
MUNUNGA, K.; GOMES, N.L. O Negro no Brasil Hoje. São Paulo: Global, 2006.
OLIVEIRA, L.F. A sala de aula é o último lugar onde ocorrerão mudanças. In: MIRANDA, C.; LINS, M.R.F.; COSTA, R.C. (Orgs. Relações étnico-raciais na escola: desafios teóricos e práticas pedagógicas após a Lei 10.639/03. Rio de Janeiro: FAPERJ/Quartet, 2012.
OLIVEIRA, M.M.D.; OLIVEIRA, A.F.B. (Orgs.) Livros didáticos de História: escolhas e utilizações.
Natal, RN: EDUFRN, 2009.
SANTOS, G.; SILVA, M.P. (Orgs.) Racismo no Brasil: percepções da discriminação e do preconceito racial no século XXI. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005.
SCHWARCZ, L.K.M. Dando nome às diferenças. In: SAMARA, E.M. (Org.) Racismo e racistas. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2001.
SCHWARCZ, L.K.M. Brasil: Uma Biografia – cadernos de atividades. São Paulo: Cia das Letras, 2016.
SOUZA, A.L.S.; CROSO, C. (Orgs) Igualdade das relações étnico-raciais na escola: possibilidades e desafios para a implementação da Lei 10.639/2003. São Paulo: Petrópolis: Ação Educativa, Ceafro e Ceert, 2007.
ZUBARAN, M. A.; SILVA, P. B. G. INTERLOCUÇÕES SOBRE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS:
Pertencimento étnico-racial, memórias negras e patrimônio cultural afro-brasileiro In: currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp.130-140, Jan/Abr 2012.
Coleções Didáticas:
APOLINÁRIO, M.R. Projeto Araribá – História. 3.ed. – São Paulo: Moderna, 2010. (Coleção 4)
HIPÓLIDE, M.C.; GASPAR, M. Tempo de APRENDER – História. – 1ª ed. – São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. (Coleção 2)
PANAZZO, S.; VAZ, M.L. Jornadas.hist – História. 2.ed. – São Paulo: Saraiva, 2012. (Coleção 3) THAHIRA, R.C. (Org.) Projeto Buriti – História.– 2ª ed. – São Paulo: Moderna, 2011. (Coleção 1).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.