As emoções não têm fronteiras: competência cultural no cuidado solidário
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v0i4.2360Palavras-chave:
saude mental, terapia comunitaria, imigrantes e populaçoes em extrema vulnerabilidade.Resumo
Trata-se de relato de experiência sobre a rede de atençao psicossocial com populaçoes vulneraveis, populaçoes de imigrantes africanos e estrangeiros em geral que vivem no contexto francês através do Centro de Acolhimento a Refugiados. A reflexao busca estabelecer um eixo de consideraçao sobre a realidade do nordeste brasileiro (populaçao de favelas) com as perspectivas da epistemologia da Terapia Comunitaria criada pelo professor e médico psiquiatra Adalberto Barreto (UFC-Universidade Federal do Ceara), e consideraçoes da pedagogia de Paulo Freire a fim de exercer o cuidado em saude mental para pessoas expostas a extremas violências de ordem étnica, cultural, psiquica, econômica, social e moral. O relato revela que os conhecimentos e experiência brasileira estao sendo aprofundados e desenvolvidos por profissionais da saude mental no contexto francês através da clinica da antropologia médica, junto ao Polo de Pesquisa Médica Psicologica Associaçao Minkoviska em Paris com apoio do Ministerio da Saude da França.
Palavras-chave: saude mental, terapia comunitaria, imigrantes e populaçoes em extrema vulnerabilidade.
Downloads
Referências
BARRETO, A. Thérapie Communautaire pas a pas, Fortaleza-Brésil, LCR 2008, trad. française AETCI 2010, Dangles, 2012.
BARRETO, A. Prendre Soin des Soignants, Fortaleza-Brésil, LCR 2015, trad. française Christiane FÉNÉON, LCR, 2015.
DAMASIO, A. Corps, Emotions, Conscience. Paris-France, O.JACOB, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança. Paz e Terra : Petropoles/RJ, 2011.
FURTOS, J. La santé mentale en actes : De la clinique au politique. Erès: Paris, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.