Travessias clandestinas: entre as fronteiras da esperança
DOI:
https://doi.org/10.22481/odeere.v0i4.2368Resumo
O artigo aborda a diáspora forçada de africanos ao Brasil por fatores econômicos, políticos, sócio cultural e psíquico, desencadeado por ações do FMI e Banco Mundial. O tratamento desumano que recebem, o crescente número de crianças e adolescentes invisibilizados que sonham com um imaginário de vida melhor no Brasil, como o “pais do futebol”, e/ou uma passagem provisória para chegar ao primeiro mundo em países considerados de colonização europeia como EUA ou Canada. O artigo provoca reflexões sobre a força da historia sobre o psiquismo e saúde mental humana a partir do ideário de uma pedagogia colonialista que sustenta a hegemonia do mundo capitalista.
Palavras-Chave: diáspora negra, saúde, historia e contemporaneidade.
Downloads
Referências
ARAUJO e ALMEIDA; O Direito Internacional dos Refugiados, Rio de Janeiro, Editora Renovar; pg. 23, 2001.
BALSAMO, Pilar Uriarte; Diáspora africana e navios de carga na modernidade: um estudo das migrações irregulares desde a África Ocidental ao Cone Sul; artigo; pg.5, 2012.
CASTEL, Antoni, SENDINI, José Carlos, Imaginar África; Casa África, 2009.
COSTA e SILVA, Prefácio a HILL, Pascoe Grenfell; Cinquenta dias a bordo de um navio negreiro, Rio de Janeiro, Jose Olympio, p.10, 2006.
GILROY, Paul. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência, São Paulo; Editora 34; Rio de Janeiro; UCAM, 2012.
GRAMSCI, Antonio; Americanismo e Fordismo, in: Maquiavel, a Política e o Estado Moderno, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1968.
FANON, Frantz, Os condenados da terra; Rio de Janeiro;Paz e Terra, 1968.
LANDER, Edgardo (org.), A colonialidade do saber: Eurocentrismo e ciências sociais, CLACSO/São Paulo, 2005; SANTOS, Boaventura Souza e MENEZES, Maria Paula (orgs.). Epistomologias do Sul, Coimbra: Almedina, 2009.
MiNGOLO, Walter. Histórias Locais/Projetos Globais: colonialidade, subalternidade e pensamento liminar, Belo Horizonte: ED UFMG, 2003.
SMITH, Adam; Riqueza das Nações; Editora Saraiva; 2010.
VASSA, Gustavus; Los viajes de Equiano; Editorial Arte y Literatura, La Havana, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ODEERE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.